sábado, 10 de agosto de 2013

PROGRAMA NADADOR SALVADOR JÚNIOR DINAMIZA ÁREAS BALNEARES DA LAGOA - CIDADE DE LAGOA

A Empresa Municipal da Lagoa, em parceria com a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (A.N.S.A.), está a organizar um evento denominado Programa Nadador Salvador Júnior 2013 – Cidade de Lagoa.
 
 
Este projecto está relacionado com a atividade dos nadadores-salvadores, sendo pioneiro na região. A necessidade de realização deste evento nasce da vontade de ambas as partes em promover o papel do nadador-salvador e, desta forma, alertar os mais novos para a importância destes agentes na qualidade e segurança das áreas balneares. Esta iniciativa permitirá dotar os seus participantes de conhecimentos e competências específicas, nas áreas de vigia e socorro de zonas balneares. Assim, pretende-se formar jovens que tenham a capacidade de auxiliar os nadadores-salvadores no seu trabalho, e desta forma, maximizar a vigia das nossas praias e piscinas.
 
As zonas balneares do Concelho da Lagoa têm sido, ao longo dos últimos anos, alvo de melhorias por parte da autarquia que, através da Empresa Municipal, tem vindo a dotá-las de melhores equipamentos e estruturas. São exemplo disso o Complexo Municipal de Piscinas, a Zona Balnear do Porto da Caloura e mais recentemente a Praia da Baixa da Areia que, a partir do início do mês de Agosto, conta com serviço de assistência a banhistas e vigilância por Nadadores Salvadores. Recorde-se que aquela zona, altamente é muito frequentada por turistas e populares locais, tem registado enorme afluência desde que, motivado pelo funcionamento da ETAR, deixou de ter afluentes não tratados no seu areal.
O N.S.JUNIOR decorrerá de 19 a 24 de Agosto, de 2ª a 6ª feira das 9 às 12.30 horas, com encerramento no sábado das 9 às 17 horas. O número de inscrições será limitado a 60 participantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. Todas as actividades serão realizadas no Concelho da Lagoa.
Entre os conteúdos previstos estão: natação, canoagem, regras de segurança em zonas balneares, marés, suporte básico de vida e primeiros socorros, autoridade marítima, entre outros.
Trata-se de um projecto ambicioso, que visa, em edições futuras, a integração de faixas etárias mais jovens, de modo a proporcionar experiências estimulantes dirigidas a todas as crianças da Região Autónoma dos Açores, formando uma academia de nadadores salvadores na Lagoa.
DFA/CML