quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SATA AIRLINES AZORES PRO: FREDERICO MORAIS É TAMBÉM WILDCARD NOS AÇORES

O surfista da praia do Guincho Frederico “Kikas” Morais é o segundo atleta convidado pela organização para participar no SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013, a quinta etapa Prime do circuito mundial de surf de qualificação deste ano, que se realiza na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, de 3 a 8 de Setembro.
 
Depois de Vasco Ribeiro (wildcard da ASP Europa) e do local Jácome Correia (campeão nacional sub-14), agora é a vez do actual líder do ranking nacional de surf open e Top 5 mundial Pro Junior de 2012 se juntar à prova como convidado.
 
“O Frederico é uma das maiores apostas do surf nacional para se juntar ao Tiago Pires no WCT,” afirma Rodrigo Herédia. “Ainda na semana passada conseguiu um brilhante segundo lugar na etapa do mundial de qualificação realizada em Lacanau, França, entrando assim para o Top 100 mundial. É um dos surfistas nacionais que tem apostado fortemente no circuito mundial, sendo por isso mais do que justo atribuir-lhe o wildcard. Desejamos que a sua dedicação e crescendo de forma continuem, que isso se veja reflectido num bom resultado nos Açores e que suba bastante dentro do Top 100, de forma a garantir a sua entrada nos eventos havaianos, no final do ano,” concluiu o director de prova.
 
Na sua quinta edição este ano e com um prémio monetário de 250.000 dólares, o SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013 vai contar com a presença de metade dos atletas que competem no World Championship Tour (WCT), atraídos não só pelos importantes pontos para o ranking de acesso à elite mundial, mas também pelo interesse acrescido desta ser a primeira prova a contar para o MOCHE Series – Cascais Trophy, um evento especial que engloba as três provas realizadas em território nacional e que atribui um prémio monetário extra ao vencedor.
 
Neste momento estão já confirmados atletas como Alejo Muniz e Kolohe Andino (os dois finalistas da etapa anterior deste circuito, nos Estados Unidos), Jeremy Flores, Damien Hobgood, Adam Melling, Fredrick Patacchia, Sebastian Zietz ou Tiago Pires, o único surfista português na elite mundial, que se encontra a recuperar de uma lesão, dando assim bons sinais da sua recuperação.
 
Estão também inscritos os brasileiros Willian Cardoso e Messias Félix, bem como o norte-americano CJ Hobgood (campeão mundial em 2001), os três únicos vencedores da prova açoriana até agora.
 
Um enorme “caldeirão” de talentos que dá razões de sobra para ficar atento ao SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013, de 3 a 8 de Setembro, iniciando um mês em que os olhos do mundo do surf estarão postos nos Açores, uma vez que a ilha de S. Miguel irá receber uma série de eventos sem paralelo.
 
DFA
Fotos: Direitos reservados