sábado, 10 de agosto de 2013

SATA AIRLINES AZORES PRO: VASCO RIBEIRO E JÁCOME CORREIA VÃO COMPETIR NOS AÇORES DE 3 A 8 DE SETEMBRO

 O bi-campeão nacional de surf, Vasco Ribeiro e o campeão nacional sub-14, Jácome Correia, são os primeiros wildcards conhecidos do SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013, a quinta etapa Prime do circuito mundial de surf de qualificação deste ano, que se vai realizar na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, de 3 a 8 de Setembro.
 
Vasco recebeu o convite directamente da ASP Europa (a entidade que rege o surf profissional no nosso continente), por ser igualmente o vice-campeão europeu Pro Júnior em título, enquanto o local Jácome Correia foi o contemplado com o primeiro de três convites disponíveis para a organização.
“Decidimos atribuir o nosso primeiro wildcard ao Jácome pelos resultados que tem obtido, pelo percurso que tem feito e por ser actualmente, sem dúvida alguma, o melhor surfista dos Açores e a maior promessa de sempre vinda das ilhas,” explica Rodrigo Herédia, da organização. “Ele é ainda muito jovem, mas tem uma garra enorme, bem demonstrada na sua determinação em competir este ano na categoria sub-18, da qual é vice-líder do ranking, bem como no Pro Júnior Europeu, uma competição sub-20 bastante difícil. Este wildcard é também um prémio pela sua dedicação e, esperemos, uma espécie de motivação para o Jácome,” conclui o responsável.
Na sua quinta edição este ano e com um prémio monetário de 250.000 dólares, o SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013 vai contar com a presença de pelo menos um terço dos atletas que competem no World Championship Tour (WCT), atraídos não só pelos importantes pontos para o ranking de acesso à elite mundial, mas também pelo interesse acrescido desta ser a primeira prova a contar para o MOCHE Series – Cascais Trophy, um evento especial que engloba as três provas realizadas em território nacional e que atribui um prémio monetário extra ao vencedor.
Neste momento estão já confirmados atletas como Alejo Muniz e Kolohe Andino (os dois finalistas da etapa anterior deste circuito, nos Estados Unidos), Jeremy Flores, Damien Hobgood, Adam Melling, Fredrick Patacchia, Sebastian Zietz ou Tiago Pires, o único surfista português na elite mundial, que se encontra a recuperar de uma lesão, dando assim bons sinais da sua recuperação.
Estão também inscritos os brasileiros Willian Cardoso e Messias Félix, bem como o norte-americano CJ Hobgood (campeão mundial em 2001), os três únicos vencedores da prova açoriana até agora.
 
DFA
Fotos: Direitos Reservados