sábado, 4 de janeiro de 2014

"BALANÇO DESPORTIVO DO ANO 2013" POR ARSÉNIO FURTADO DO UNIÃO MICAELENSE

Director Geral do Clube União Micaelense
“Chegados ao final de mais um ano, cumpre fazer o balanço de 2013 que se despede dando lugar a um renovado 2014.

A vida de um clube Centenário trespassou assim mais um ano, remando contra acrescidas dificuldades.

Estamos cientes de que a exiguidade de recursos e as limitações de ordem vária que têm vindo a ser impostas aos clubes vão condicionando, de uma forma ou de outra, o cumprimento, em condições normais da nossa missão.
Mas estas dificuldades vão sendo encaradas com mais determinação e com a noção de que se inserem no conjunto das reais dificuldades de todos.
E é justamente fazer mais com menos, reorganizando e alocando os recursos para onde eles são efetivamente necessários o que temos feito.
Sublinhamos o reconhecimento do Clube para com pais e atletas da formação que têm colaborado, sendo parte ativa do processo de formação dos seus educandos.

A enorme atividade com que a movimentação de todos os escalões diariamente nos envolve é a força motriz que permitirá perdurarmos assentes em valores que nos hão-de reger negando o caminho das vitórias fáceis assentes em ricos naipes de cartas retiradas de outros baralhos. Preservamos sim, e valorizamos sim, todos aqueles que nos procuram, participando no processo de crescimento dos nossos atletas.

Foi com enorme alegria que este ano completamos em 2013, a época de reabertura do nosso escalão de juniores que conquistaram a Taça Alírio Fontes, sim como também, no ano de 2013, numa iniciativa idealizada de forma pioneira assinalamos a abertura de um novo escalão - os UNIS, abrangendo a prática desportiva na modalidade do futebol a crianças de 3 e 4 anos.
Não podemos ainda deixar de realçar a conquista em 2013, do Campeonato de São Miguel pela equipa de iniciados, o levantar das Taças de São Miguel pela equipa de Benjamins A, e da Taça Manuel Inácio de Melo, pelos juvenis que foram vice-campeões de Ilha.
Prémios que simbolizam e materializam o labor e o compromisso que todos os que colaboram com o Departamento de Formação do Clube União Micaelense.

O sucesso de mais uma edição - a VII, o nosso Torneio Infantil que homenageou António Ruy de Almeida, figura insigne da nossa história, realizado no fim-de-semana da Páscoa e que contou com a participação da equipa de Benjamins do Estoril Praia foi também um momento
assinalável no nosso percurso em 2013.

Motivar, apoiar, acompanhar, tomar parte no crescimento dos mais jovens é uma condição inerente à União Micaelense e confunde-se com a sua história. É por isso, embora muitas vezes não o parecendo pois não somos dados a grandes alaridos, somos uma GRANDE FAMÍLIA!

O final de uma época de regresso aos campeonatos regionais da equipa sénior também foi um ponto que marcou este ano de 2013, onde se destaca a forma positiva e a resposta adequada de todos os elementos que chamados ao Clube nessa hora se prontificaram a fazê-lo de forma altruísta revelando a sua simpatia e amor pelas nossas cores, trazendo ainda para as nossas vitrinas de troféus a Taça Aniversário.

Igual reconhecimento ao magnífico empenho do novo grupo que constitui o plantel e staff da equipa sénior na época em curso pelo seu empenhamento e forma séria com tem encarado a sua missão de representar e dignificar a camisola da União Micaelense. Finalistas vencidos na Taça de Honra no dealbar desta época 2013/2014 a equipa dá sinais de em renovação começar a constituir uma das melhores ao nível das provas de Ilha. Também de referir em jeito de nota final a conquista da Taça de São Miguel 2012/2013 pela equipa feminina de futsal.

E para terminar e parafraseando o Nosso Presidente “ O maior património de um Clube são as pessoas que o compõem” e nisto o Clube União Micaelense é muito grande.
Bom ano a todos”

Arsénio Sampaio Furtado