Foi ontem
apresentada à imprensa a 4ª Taça do Mundo & Open Internacional de Ginástica
Aeróbica que se vai desenrolar no Teatro Micaelense, na cidade de Ponta Delgada.
Esta cidade volta a receber no próximo mês (16 a 18), um evento de craveira
mundial, onde vão estar presentes alguns dos melhores atletas mundiais da
modalidade.
Presentes na conferência de imprensa estiveram a directora executiva e simultaneamente directora da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), Fernanda Marta, representantes da Secretaria Regional do Turismo e Direcção Regional do Desporto, para além de Rogério Barroso, na qualidade de vice-presidente da comissão organizadora. Igualmente presente esteve o responsável pelo Teatro Micaelense que frisou que “este é sempre um evento bem-vindo a esta grande sala, que se transforma para albergar o que de melhor existe na modalidade. É uma honra que o Teatro Micaelense possa ajudar a dar corpo a mais uma grandiosa edição da Taça do Mundo”.
Já Fernanda Marta começou por apresentar em slides o “corpo” desta Taça do Mundo, tendo realçado que Portugal (FGP) tem na sala do Teatro Micaelense, um excelente local para a realização de mais uma edição do referido evento. Aliás, a directora da FGP, referiu com satisfação a situação do número de participantes ter aumentado. “O aumento de atletas neste evento tem vindo a aumentar de ano para ano, apesar de no presente ano, ser considerado um ano difícil, em termos financeiros, mas com a importante colaboração das entidades públicas e privadas, e do forte empenho do CAGPD, cá estamos para mais um evento nos Açores”.
Este ano a organização conta com 183 participantes em representação de 13 países, e que vão desde a China, Africa do Sul, França, Indonésia, Argentina, Espanha, França, Roménia, Japão e Rússia, entre outros países. Espera-se portanto mais um grande evento, de envergadura internacional, na Ilha de São Miguel, onde vão ser disputadas várias medalhas, que vão ser distribuídas pelas cinco categorias participantes.
Serão
atribuídos troféus aos primeiros classificados de cada categoria do Ranking FIG
2014, e repartirá um prize-money pelos três melhores classificados de cada uma
das finais, visando o Campeonato Mundo que se realiza em Junho, no México.
A directora
técnica, Alexandra Barroso (CAGPD), frisou que as expectativas são “sempre
elevadas e o nosso objectivo é que a competição corra sempre o melhor possível,
com ou sem resultados, porque de qualquer forma, estamos a contribuir para o
desenvolvimento da modalidade, tendo sempre em consideração que uma competição
internacional nos Açores, também desenvolve outras vertentes que não só a
desportiva”.
DFA