sexta-feira, 11 de abril de 2014

JOÃO MACHADO VENCEU 3º PROVA DE DOWNHILL NO FAIAL DA TERRA - POVOAÇÃO

João Machado, da “Terra Explorers”, foi o grande vencedor na categoria de Elite, da 3ª Prova de Downhill, a contar para a Taça de São Miguel, evento desportivo que aconteceu no início do corrente mês, no trilho do Pico Grande, no Faial da Terra, Concelho da Povoação, Ilha de São Miguel.
 
Em segundo lugar ficou Paulo Couto também da mesma equipa e em terceiro Francisco Bettencourt da Team “Açorotel”. Na categoria de Master ficou, à cabeça, Pedro Correia da “Ribeirinha Ativa”; seguido de Nuno Narciso, que participou, a título individual, e de Ricardo Lindo, da equipa “Bike Stop/Kenny Racing”.
 
A categoria Sub – 23 foi liderada pelo faialense Érico Araújo, da “Terra Explorers”, enquanto Rafael Machado, da Team “Açorotel”, ficou em segundo lugar e Rui Oliveira da “Bike Stop/Kenny Racing” arrecadou o terceiro do pódio. Roberto Câmara, da “Terra Explorers”, ficou com o primeiro lugar da categoria Juniores, enquanto Rafael Calisto da “Bike Stop/Kenny Racing” ficou em segundo e Rodrigo Arruda, a título individual, ficou em terceiro. Na categoria de Cadetes inscreveram-se apenas dois participantes: Rui Janeiro da “CD Metralhas” ocupou o lugar do pódio e Miguel Moniz da “Terra Explorers” ficou em segundo. Finalmente na Promoção Filipe Araújo arrecadou o primeiro lugar, Nelson Ferreira, o segundo e Tiago Melo, o terceiro.
 
Na 3ª Prova de Downhill a contar para a Taça de São Miguel participaram 27 ciclistas, que percorreram os três quilómetros do Trilho do Pico Grande, conhecido pela sua acentuada inclinação, que começa na zona do Redondo e vai até ao Burguete.
 
Recorde-se que a Junta de Freguesia do Faial, em colaboração com a Câmara, inaugurou este Trilho, em fevereiro de 2012, por iniciativa dos jovens Filipe e Érico Araújo e Vitor Festa, que comandaram a reconstrução e adaptação para Downhill.
 
O Trilho do Pico Grande esteve fechado por mais de 40 anos. Era por ele que, em tempos, os lavradores e agricultores da freguesia faziam o acesso às suas pastagens e quintas. Desde há dois foi reaberto e adaptado para BTT e Downhill, juntando-se aos outros existentes na ilha de São Miguel, dedicados para este tipo de desporto.
 
 
DFA/CMP