sexta-feira, 18 de março de 2011

AÇORES ATRAEM IATISMO INTERNACIONAL: NÚCLEO DE RECREIO NÁUTICO DAS FLORES CONTEMPLA 17 POSTOS DE ACOSTAGEM


Com um investimento de cerca de dez milhões, segundo o Director Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, que o Núcleo de Recreio Náutico das Lajes das Flores irá afirmar-se com uma posição privilegiada dos Açores na atracção do iatismo internacional.
A Região Autónoma dos Açores, após a construção do Núcleo de Recreio Náutico das Lajes das Flores, passará a contar com 1.860 lugares de amarração nas marinas e núcleos de recreio náutico, o que “contribui para transformar os Açores num lugar privilegiado de atracção do iatismo internacional, dada a sua ímpar localização geográfica”, considera o Director Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos.
Segundo Nuno Domingues que visitou as obras de construção do Recreio Náutico e Edifício no Porto das Lajes das Flores e Trabalhos Marítimos no Corvo, que representam um investimento de cerca de 10 milhões de euros.
O Núcleo de Recreio Náutico das Flores contempla 17 postos de acostagem para embarcações menores de 6 metros, 25 postos para embarcações com comprimentos entre os 6 e os 8m, três postos para embarcações com comprimentos entre os 8 e 10m, além de um cais de recepção com 20 metros de comprimento.
O cais aderente ao molhe de protecção, com 55 metros de comprimento, também permitirá acostagem de embarcações com comprimentos superiores a 10 metros.
Segundo Nuno Domingues, “de referir que a dinâmica que a náutica de recreio tem hoje em dia deve-se, fundamentalmente, às políticas desenvolvidas pelo Governo dos Açores”, designadamente, “ao nível da construção de núcleos de recreio em praticamente todas as ilhas e da promoção destes núcleos de recreio nos eventos internacionais da especialidade”.

Mário Nunes/DFA