Está a realizar-se uma formação de técnicos para a modalidade de Boccia (Nível 1), e que termina no dia de hoje, para a formação dos professores das escolas do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Em Janeiro de 2009, o Clube da Roberto Ivens, realizou uma primeira acção de formação para a modalidade de Boccia. "Pretendemos com esta acção de formação continuar a desenvolver o desporto para todos, incluindo os alunos com necessidades educativas especiais, e dar continuidade ao trabalho iniciado anteriormente. Também serão abordados temas como o Desporto para Idades Sénior, mais de 65 anos e Desporto Escolar".

Em 1988 foi reconhecido como modalidade Paralímpica. hoje em dia, em Portugal, o Boccia é uma das modalidades com maior número de praticantes no que diz respeito à população com Paralisia Cerebral tendo vindo a aumentar um pouco por todo o mundo. Actualmente realiza-se a nível nacional, o Campeonato Nacional por zonas, a fase final e o Campeonato de Portugal. A nível internacional temos os Campeonatos da Europa e do Mundo, a Taça do Mundo e os Jogos Paralímpicos.
As prelecções estão a cargo do Dr. Pedro Fernandes (Licenciado em Ciências de Educação, Árbitro e Formador Internacional de Boccia, Presidente do Conselho Arbitragem da FPDD e da PCAN e formador de Boccia para a Idade Sénior) e o Dr. Luís Ferreira (à direita na imagem Boccia-Pequim2008), Mestre em Actividade Física Adaptada, treinador de Boccia, Professor no Centro Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto/APPC, Desp. Esc. Nacional - Boccia, membro direcção da PCAN. Hoje, vai realizar-se um torneio de Boccia com alunos com Paralisia Cerebral ou com outras deficiências no Ginásio da Escola BI Roberto Ivens, das 13.30 às 16 horas.
Mário Nunes
Fotos: CDERI (arquivo-China)