terça-feira, 13 de julho de 2010


A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) aprovou em Assembleia-Geral Extraordinária, realizada no Auditório Fernando Jorge de Araújo Barros, na sede da FPV, importantes alterações ao esquema de provas de seniores e dos escalões de formação. Assim, foi aprovada a alteração do sistema de pontuação, com vista a um melhor factor diferenciador entre as equipas. Medida a implementar nos escalões de seniores: vitória por 3-0 e 3-1 = 3 pontos, vitória por 3-2 = 2 pontos, derrota por 2-3 = 1 ponto, derrota por 0-3 e 1-3 = 0 pontos. Foram igualmente aprovadas alterações ao esquema de provas de Seniores Masculinos – A1 e A2, II e III Divisões e A1 e A2 Seniores Femininos, Juniores e Juvenis, das quais se destacam: Seniores Masculinos A 1e A2:
1ª fase do campeonato – apuramento: 12 equipas
– todos contra todos a duas voltas. No total 22 jogos cada equipa.
2ª Fase do campeonato: série dos primeiros
– apuramento para a final: 6 equipas
– todos contra todos a 2 voltas. No total 10 jogos cada equipa. Série dos últimos – A1 def nir a equipa que desce de divisão. A2 definir a equipa que disputa os jogos de passagem: 6 equipas – todos contra todos a 2 voltas. No total serão dez jogos cada equipa.
Na A1 o último classificado desce directamente de divisão. Na A2 o último classificado desce directamente de divisão. O penúltimo disputa os jogos de passagem A2/II divisão à melhor de 3 jogos em fase concentrada no continente.
3ª Fase do campeonato – final: play-off final à melhor de 3 jogos – três fins-de-semana no máximo. Os dois primeiros classificados da 2ª fase disputam o 1º e 2º lugar.

Seniores Femininos A1:
1ª fase do campeonato – apuramento: 10 equipas – todos contra todos a duas voltas. No total 18 jogos cada equipa.
2ª Fase do campeonato: série dos primeiros
– apuramento para o play-off final - 4 equipas – todos contra todos a 4 voltas.
No total serão 12 jogos para cada equipa.
Série dos últimos – para definir a equipa que desce de divisão: 6 equipas – todos contra todos a 2 voltas. No total 10 jogos cada equipa.

Mário Nunes