Acabou de chegar o primeiro veleiro da Regata Vannes/Horta/Vannes, no Faial. Tudo apontava para que os veleiros tivessem começado a chegar ao Faial na passada sexta-feira, mas de acordo com Armando Castro, a falta de vento à chegada aos Açores, complicou a prestação dos barcos, pelo que só à minutos deu entrada o primeiro veleiro na Horta. Recorde-se que a prova teve início no passado dia 3 de Julho.
Esta é uma regata que vem consolidar a presença da cidade de Vannes no calendário das regatas internacionais que escalam a Horta, depois de um período de interregno entre 1994 e 2009.
Em 2009 esta regata foi destinada exclusivamente a barcos da Classe POGO 8.50 e 10.50, em 2010 esta é aberta a barcos da “Transquadra”.
A apresentação desta prova realizou-se no Salão Náutico de Paris, tendo como principal organizador francês a SRV - Société des régates de Vannes, e em Portugal o Clube Naval da Horta, Câmara Municipal da Horta, APTO - Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental e ARVA - Associação Regional de Vela dos Açores, no âmbito da Comissão Náutica Municipal da Horta.
Mário Nunes/CNH