A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada homenageou, esta segunda-feira, a equipa de juniores do Clube Desportivo de Santa Clara pela sua conquista, no passado dia 8, do título de campeão de futebol de São Miguel 2010/2011.
A equipa, treinada por Pedro Bermonte e que tem como adjunto Vitinha, e como director Palma Rolim, recebeu uma Placa Comemorativa da Câmara Municipal entregue ao Presidente do clube, Mário Baptista.
Na ocasião Berta Cabral, que destacou o papel formador do desporto para a cidadania, afirmou que o alcançar deste título pela equipa de Ponta Delgada “mostra que somos um concelho de campeões”, acrescentando que “os campeões formam-se agora para enfrentar o futuro e as suas dificuldades”.
A autarca considerou que nesta altura de instabilidade e de incertezas com que se debatem os países, os jovens “têm o direito de sonhar com um projecto de vida, de acordo com as vossas aspirações para o futuro” e que “cabe a nós, adultos, trabalhar para que isto aconteça”. Palavras dirigidas aos juniores encarnados a que juntou a motivação de que “o futuro se constrói no presente. É com pessoas como vocês, com vontade de ganhar que se constrói o futuro e a esperança”.
Já o Presidente do Santa Clara, Mário Baptista falou sobre a intervenção social dos clubes desportivos ao revelar que “há jovens que abraçamos que vêm de famílias disfuncionais e nós procuramos dar-lhes o melhor para que, amanhã, possam construir o futuro na nossa sociedade”. Para Mário Baptista a afirmação cívica do clube passa, justamente, pela “formação cívica de homens”.
Para o treinador da equipa, Pedro Bermonte, a placa de reconhecimento camarária “é um incentivo”.“Estamos a formar elementos para a sociedade através do futebol e este reconhecimento é mais uma motivação para voltarmos aqui (à Câmara de Ponta Delgada) depois do regional.
As eliminatórias para o título regional de juniores em futebol começam, justamente, no próximo sábado, 22, com o Santa Clara a defrontar o campeão da Horta, o Grupo Desportivo O Salão.
Refira-se que esta é a segunda vez que os juniores do Santa Clara alcançam o título de São Miguel. A primeira vez aconteceu na época 2003/2004.
Mário Nunes/CMPD