quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMUNICADO DA USBA – UNIÃO DE SURFISTAS E BODYBOARDERS DOS AÇORES

Foi dirigido com pedido de publicação, à redacção do DFA, um comunicado da USBA – União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores que passámos a transmitir:

No passado dia 10 de Maio, a direcção da USBA – União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores participou, a convite do Governo Regional dos Açores, Subsecretaria Regional das Pescas, na visita da comitiva regional ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para análise dos ensaios em modelo físico do projecto de ampliação do porto de pescas de Rabo de Peixe.
A direcção da USBA congratula-se com esta participação, no cumprimento, aliás, de uma garantia anteriormente dada pelo Subsecretário Regional das Pescas, Comandante Marcelo Pamplona, de consulta aos praticantes de desportos de ondas sobre o desenrolar dos trabalhos na fase de projecto, com vista a, respeitando-se todos os interesses envolvidos, limitar o impacto do projecto na actual onda de Rabo de Peixe e na prática de desportos de ondas.
Os testes decorreram no tanque do LNEC, com modelo à escala do projecto e com reprodução do fundo. Foram simuladas ondulações de 2 a 7 metros, com períodos de 8 e 14 segundos e orientação de Nor-Noroeste. Pelo que foi dado observar o contra-molhe projectado terá apenas uma influência directa na zona do fim da actual onda de Rabo de Peixe, que se desenvolve ao longo do extremo poente da baia, uma vez que a sua implantação fica muito próxima da referida zona.
A direcção da USBA regista com satisfação os seguintes aspectos:
1º O ângulo do enrocamento do contra-molhe que, em declive suave, limita os efeitos de reflexão;
2º O facto de o tipo de enrocamento ser de absorção da força do impacto das ondas limitando também assim a reflexão;
3º A abertura dos responsáveis para uma ligeira alteração do tamanho e zona de implantação da parte sul do contra-molhe e do terrapleno, nascendo mais no interior e não afectando tão prejudicialmente a zona de finalização da onda;
4º A proposta de criação de escadarias de acesso à zona de surf na face poente do contra-molhe.

Assinado pela Direcção da USBA