quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GD SÃO ROQUE: MAIS UMA VEDETA DA FORMAÇÃO A SAIR PARA O SL BENFICA

De seu nome, Manuel Pina Câmara, mais conhecido no futebol como Manel, é um jogador do GD São Roque, e actualmente é um dos maiores talentos do futebol açoriano.

Para além das suas qualidades acessíveis a qualquer adepto minimamente atento, como uma elevada compreensão do jogo e uma capacidade técnica muito acima da média, o que mais impressiona quem se relaciona de perto com este pequeno prodígio é a sua paixão pelo jogo, a sua dedicação, disciplina, assertividade, humildade e, porque também é importante, o seu grande sentido de humor.
Como seria de prever, estas inúmeras qualidades despertaram o interesse dos grandes clubes do nosso país. Mas, quem acabou por ganhar vantagem na corrida foi o SL Benfica, conseguindo a sua inscrição para a época 2012-13.
Com apenas 11 anos já é possuidor de um currículo assinalável. Em 2005, aos 5 anos de idade começou a jogar na Escola de Futebol Pauleta, antes de rumar em 2008 para o São Roque, clube que representa actualmente. Na época passada, o São Roque deu-lhe a possibilidade de treinar e jogar no escalão imediatamente acima, o que o levou sem surpresa à selecção Sub-12 da AFPD, com apenas 10 anos.
Em paralelo com o seu trajecto a nível regional, já conta com alguns estágios nos dois maiores clubes de Lisboa e com várias participações em torneios nacionais e internacionais (EUROCUP em Luxemburgo ao serviço do SL Benfica), merecendo especial destaque a eleição de Melhor Jogador do Torneio, em 2010, na CopaFoot-21 (maior torneio de futebol 7 a nível nacional onde estiveram presentes 120 equipas portuguesas, perfazendo um total de 1800 jogadores).
De realçar que, para além de ser um grande jogador, o Manel é também um grande aluno, visto que obteve nota máxima em todas as disciplinas no ano lectivo passado.
“… Durante estes 6 anos de prática do futebol, estes dois clubes por onde o Manuel passou contribuíram fortemente para a sua evolução, destacando-se todo o empenho e carinho que o São Roque tem demonstrado, nos tempos mais recentes”.

DFA/GD S. Roque