sábado, 31 de dezembro de 2011

ARISTON RAMALHO ASSINOU NA NOITE DE ONTEM PELO SC ANGRENSE: O SALTO PARA OS NACIONAIS DE FUTEBOL

O Sport Club Angrense acaba de chegar acordo com Ariston Ramalho, um jovem de 20 anos formado no Grupo Desportivo São Roque, em Ponta Delgada.

 Ariston que já vinha sendo alvo de cobiça de alguns clubes, conseguiu dar o salto de uma caminhada longa, no GD São Roque, onde fez a sua formação. E com apenas 20 anos conseguiu ingressar directamente nos Nacionais de futebol.
Este foi o culminar de um sonho do atleta e uma aposta importante para o clube da Ilha Terceira.
O DFA, conta apresentar nos próximos dias uma entrevista com o referido atleta.

Registo do jogador:
Nome completo: Ariston Djon Reis Ramalho
Data de nascimento: 24-07-1991
Clube actual: SC Angrense (Angra do Heroísmo-Terceira)
Clube anterior:: Grupo Desportivo São Roque (Ponta Delgada)


DFA
Foto: Direitos Reservados

BOAVISTA SÃO MATEUS TROCOU DE TREINADOR


jorge_leal_deixa_boavista_pico_rtp
Jorge Leal saiu e para o seu lugar foi contratado José Santos, ex-director desportivo do Madalena. Renan, ex-Vitória, é reforço para o que resta do campeonato.

O Boavista, quinto classificado no campeonato da III divisão, série Açores, tem novo treinador: José Santos, ex-director desportivo do Madalena, clube onde exerceu funções na época transacta, é o novo timoneiro dos axadrezados da ilha do Pico, tendo rubricado contrato válido até ao final da temporada 2011/12.

José Santos chega para ocupar o lugar deixado vago pela saída de Jorge Leal, técnico que chegou a acordo com a Direcção para a rescisão, alegando motivos pessoais. A desvinculação aconteceu durante a quadra natalícia pelo que no regresso ao trabalho já foi José Santos a orientar os treinos.

Com o treinador chega, para já, um reforço. Trata-se do jovem brasileiro Renan, médio de 21 anos que estava ao serviço do Vitória. O jogador assinou contrato até ao final da época e já poderá ser utilizado na deslocação à ilha Terceira onde, no dia 8, o Boavista defronta o líder, Lusitânia.

Fonte: RTP/A

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA ATRIBUI MAIS DE 260 MIL EUROS A INSTITUIÇÕES SOCIAIS E ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinou recentemente vários protocolos de cooperação com 125 instituições sociais e associações culturais e desportivas. Contas feitas, são mais de 260 mil euros que a autarquia atribui este ano para apoiar na beneficiação de instalações e aquisição de equipamentos, bem como na dinamização social, cultural e desportiva do concelho de Ponta Delgada.
A Presidente da Câmara de Ponta Delgada sublinhou a importância destes protocolos anuais para as instituições sociais e para as associações culturais e desportivas, referindo que a autarquia “só agora cumpre o que prometeu porque só agora tem condições para o fazer, tendo em conta que acaba de receber as verbas dos duodécimos do IRS”.
“Primeiro, pagamos os nossos fornecedores e, agora, atribuímos os apoios às nossas instituições e associações. São mais de 260 mil euros que podem representar pouco quando divididos por tantas instituições, mas que para a Câmara representa muito tendo em conta a difícil situação em que vivemos e que nos obriga à contenção” - disse.
Berta Cabral referiu que a Câmara de Ponta Delgada “é uma grande família sempre disposta a ajudar e a ir ao encontro das necessidades dos concidadãos, das nossas instituições. Estabelecemos as nossas prioridades, pagamos os nossos fornecedores e, hoje, assinamos os protocolos de apoio financeiro com as nossas instituições. Um pequeno contributo para que cada de vós possa melhorar ainda mais o louvável trabalho que desempenha”.
As IPSS (instituições particulares de solidariedade social) recebem cerca de 79.500 euros, desporto e tempos livres cerca de 192 mil euros e cultura 60.000 euros.
No primeiro caso, houve uma redução nos apoios financeiros em 10% e nos segundos em 15%, relativamente aos apoios concedidos pela autarquia anteriormente. Situação que se deve à difícil conjuntura económica nacional e regional e às significativas restrições orçamentais que foram impostas às autarquias.

No total, são contempladas 11 instituições de apoio a crianças e jovens, três instituições de apoio à família, seis instituições de apoio à integração social e comunitária, duas instituições de apoio e proteção dos cidadãos na velhice e na invalidez, sete instituições de apoio, promoção e proteção da saúde e duas outras instituições de apoio aos cidadãos.

No que respeita ao Plano Municipal de Apoio Financeiro ao Desporto e Tempos Livres de 2011, com cerca de 122 mil euros contempla basquetebol, voleibol, hóquei em patins, atletismo, grupos desportivos escolares, desportos individuais, clubes e associações e a área de formação, congressos, conferências e workshops de futebol
.

DFA/CMPD

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LIGA ORANGINA: SANTA CLARA DESPERDIÇOU MAIS UMA OPORTUNIDADE EM CASA

Licá marcou e devolveu liderança isolada ao Estoril

O Estoril Praia foi vencer ontem à tarde ao Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, o CD Santa Clara, por 2-1, reassumindo assim os lisboetas a liderança isolada da Liga Orangina, que partilhou durante apenas algumas horas, com o Atlético.

O jogador Licá foi sem margem de dúvidas, a grande figura deste encontro, e o suporte perfeito para assegurar a vitória da sua equipa ao marcar dois golos, aos 2 e 51 minutos. Apesar de estar a perder, os locais não baixaram a cabeça e elevaram o ânimo aos 72 minutos, por intermédio de Moreira (1-2). O Santa Clara embalou-se todo para a frente, na tentativa de conquistar o golo, do empate, mas a defesa bem estruturada dos lisboetas não permitiu que os encarnados conseguissem o seu ensejo.

Assim, o Estoril aguentou a vitória até final do encontro, e assim arrecadou os três pontos em disputa. De salientar que a conquista em terras açorianas do Estoril, ontem, colocou a formação canarinha isolada no comando da tabela classificativa, com mais três pontos do que o Atlético.

No outro jogo da noite de ontem, o Leixões recebeu e venceu o União da Madeira por 1-0, igualando o Atlético no segundo lugar.

DFA
Foto: ASF

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FUTSAL: RESULTADOS TORNEIO 3 GRANDES - SANTA MARIA

Resultados :

SL Benfica  8  -   FC Porto   4

Sporting CP  5  -   FC Porto  5

SL Benfica   7   -  Sporting CP   3
 

Classificação :
 - SL Benfica
2º - FC Porto
3º - Sporting CP


DFA

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

JUDO - A MODALIDADE AÇORIANA COM MAIS CLASSIFICA​ÇÕES A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIO​NAL

REPORTAGEM
O Judo iniciou-se nos Açores em 1961, embora de forma não regular, com o Professor Fernando Costa Matos. A partir do ano de 1968, com a vinda de Sensei Masatoshi Ohi, o judo passa então a ser praticado de forma regular, inicialmente na secção do Clube Naval de Ponta Delgada.


A partir de 1972, o judo ganha a sua própria autonomia, sendo que em 1974 é criado o Judo Clube de Ponta Delgada. Sensei Masatoshi Ohi, com o seu dinamismo e a colaboração dos seus alunos mais velhos, e ainda o apoio da Direcção Geral dos Depósitos,  estende a prática do judo a vários locais da ilha de S. Miguel, Ribeira Grande, Lagoa, Água de Pau, Furnas, Fajã de Cima, Escola Preparatória Robertos Ivens,  bem como a outras ilhas dos Açores. Falámos mais especificamente da Ilha Terceira, Faial, Pico e Santa Maria, surgindo mais tarde também na Ilha de S. Jorge.
Em 1976, é então criada a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, fruto da reorganização do movimento desportivo nacional, ficando as Associações distritais e regionais com a incumbência de organizar a modalidade nas suas áreas territoriais.
Os primeiros açorianos a obterem classificações em provas nacionais, foram os atletas do judo, em 1970, sendo eles , Luís Cunha, Fernando Goyanes e Duarte Feijó, vice campeões nacionais nas suas categorias de peso, feito nunca antes alcançado por nenhuma modalidade praticada nos Açores. Com o incremento das cargas de treinos e maior número de atletas, em 1974 surgiu o primeiro campeão nacional, Francisco Azevedo, no escalão de Esperanças (15/16anos).
Em 1976, António Tomé de Medeiros, também campeão nacional é o primeiro açoriano, com prática desportiva na região, a acaba por representar a selecção nacional de judo, em Strasburg. Desde então, o judo açoriano tem vindo sempre a melhorar as suas classificações a nível nacional e internacional, sempre com atletas formados no Arquipélago açoriano.
A modalidade tem todos os anos, mais do que um campeão nacional, desde o escalão de Juvenis, primeiro escalão em que há campeonatos nacionais, até ao escalão de seniores.
No curriculum de classificações do judo, dos clubes de S. Miguel e S. Jorge, temos 171 primeiros classificados, 182 segundos classificados e 326 terceiros classificados, em campeonatos nacionais e internacionais, para além de uma centena de 5º lugares.
“Não há dúvida que a modalidade, em termos de resultados, é a modalidade com mais qualidade dos Açores. Atletas da região têm conseguido representar Portugal nas provas mais importantes do calendário internacional, campeonatos da Europa e do Mundo, faltando apenas uma representação nos jogos Olímpicos, tarefa nada fácil, mas que não é impossível de se conseguir, bastando ser um dos 32 melhores do ranking mundial de cada categoria de peso, o que se consegue com um maior investimento em provas do calendário internacional e muito treino, coisa que os nossos atletas estão habituados".

DFA/AJAA
Fotos: Direitos reservados

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CLUBE DE TÉNIS DE SÃO MIGUEL 2011 – RESCALDO DE UMA ÉPOCA DE SUCESSO

Está a chegar ao fim mais uma época desportiva nos Açores. Em traços gerais, foi uma época ao nível dos pergaminhos da história de sucesso do CTSM.

Atletas como Javier Esteban, Marta Magalhães, Martim Sousa, Simão Medeiros, João Veloso, Jorge Frazão, entre muitos outros, ajudaram a elevar o nome da Região no desporto nacional e conseguiram que o CTSM se mantivesse como líder incontestado no Arquipélago. Dos sub-12 aos veteranos, houve vitórias para todos os gostos e feitios, algumas delas surpreendentes por terem assumido contornos internacionais, como os títulos de pares Marta Magalhães por essa Europa fora e as grandes performances de Martim Sousa num Circuito Juvenil Europeu cada vez mais exigente no sentido em que é um viveiro de futuros campeões.
Começando pelos mais novos, os sub-12, pode dizer-se que foi um ano de consolidação. Javier Esteban e Manuel Sousa voltaram a discutir quase todas as finais, muito embora Ricardo Correia e Tomás Sampaio mantenham boas hipóteses de, num futuro próximo, conseguirem intrometer-se nesta luta. Nas meninas, como não podia deixar de ser, Marta Magalhães “passeou” a sua classe, iniciando o seu percurso internacional mais a sério e afirmando-se como uma das grandes promessas do ténis feminino português. Foi um dos pilares da Selecção Nacional no Campeonato da Europa do seu escalão, competiu regularmente no estrangeiro, foi Campeã Nacional e as suas vitórias internacionais não deixaram ninguém indiferente.
Martim Sousa, por seu lado, também continuou a sua afirmação, tanto cá dentro como lá fora, onde conseguiu resultados de destaque na campanha de Verão de sub-18. Disputou diversas competições internacionais, jogou e treinou com alguns dos melhores tenistas europeus da sua idade e, a nível interno, apesar de ainda não ter chegado ao título máximo de melhor jogador açoriano em termos absolutos, conseguiu a proeza de derrotar pela primeira vez jogadores a quem nunca tinha ganho e assumiu-se, definitivamente, como candidato ao trono em 2012.
Simão Medeiros, depois de uma época de 2010 em que perdeu a final do CR de Absolutos, voltou para provar que ainda é o melhor. A brilhante conquista do terceiro título regional de absolutos fez com que entrasse definitivamente na lista dos melhores jogadores açorianos de sempre. Com classe e segurança, Medeiros calou a boca aos seus detractores e volta em 2012 para mais conquistas.
Uma última palavra para João Veloso, CR de Veteranos, que este ano se concentrou, sobretudo, na melhoria da qualidade do seu jogo, tendo para isso recorrido aos serviços de Nuno Mota, com quem tem trabalhado afincadamente, acabando por colher os frutos disso mesmo.

DFA/CTSM

domingo, 25 de dezembro de 2011

CLUBE DE PATINAGEM SÃO PEDRO JÁ SE ENCONTRA FILIADO NA FPP – PONTA DELGADA

Nasceu na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, um novo projecto, no qual tem como objectivo facultar a prática da patinagem, fomentar a prática desportiva no sentido formativo e competitivo, dirigido ao desenvolvimento físico e aperfeiçoamento moral dos seus associados, bem como promover a prática da Patinagem nas suas vertentes.
O Clube de Patinagem de São Pedro encontra-se a partir deste momento filiado na Federação de Patinagem de Portugal. Patinagem São Pedro já se encontra Filiado na FPP.
Nasceu na freguesia de São Pedro, Ponta Delgada um novo projecto, no qual tem como objectivo facultar a prática da Patinagem, fomentar a prática desportiva no sentido formativo e competitivo, dirigido ao desenvolvimento físico e aperfeiçoamento moral dos seus associados bem como promover a prática da Patinagem nas suas Vertentes.
O Clube de Patinagem de São Pedro encontra-se a partir deste momento filiado na Federação de Patinagem de Portugal, e assim congratula-se por mais um clube que se junta à família da Patinagem.
“ Assim, desejamos muito sucesso desportivo para o nosso clube, com a certeza de que quer a Associação de Patinagem como a Federação de Patinagem de Portugal, estarão ao nosso lado para apoiar dentro das capacidades de cada uma das instituições”.
A Federação de Patinagem de Portugal congratula-se por mais um clube que se junta à família da Patinagem. “Assim, desejamos muito sucesso desportivo para o vosso clube, com a certeza de que quer a Associação de Patinagem como a Federação de Patinagem de Portugal, estarão ao vosso lado para apoiar dentro das capacidades de cada uma das instituições”.
DFA

sábado, 24 de dezembro de 2011

ARRIFES KICKBOXING CLUBE DESEJA AOS SEUS ATLETAS E SIMPATIZANTES BOAS FESTAS - PONTA DELGADA


O Arrifes Kickboxing Clube, sua direcção e treinador desejam a todos os seus amigos, sócios e simpatizantes um feliz natal e um excepcional novo ano de 2012... 


DFA

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ISIDRO BEATO É O NOVO TREINADOR DO MADALENA - PICO

O treinador Isidro Beato foi o técnico escolhido pela direcção para substituir João Pereira no comando técnico da equipa.


A direcção, liderada por Nogueira de Castro, reconhece que Isidro Beato é a pessoa certa para o lugar certo.
O novo técnico começará a orientar a sua nova equipa, já no próximo dia 27 de Dezembro, após as férias natalícias.

DFA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ASSOCIAÇÃO CLUBE DE FUTEBOL PAULETA PARTICIPOU NO TORNEIO DE NATAL DO FC PORTO – 2011 – PORTO

No âmbito do protocolo de cooperação entre a Fundação Pauleta e o Futebol Clube do Porto, nomeadamente o seu Departamento de Scouting, a equipa de Benjamins (Sub-10) do Clube de Futebol Pauleta deslocou-se entre os dias 16 a 18 de Dezembro à cidade do Porto, para participar no Torneio de Natal do FC Porto, disputado no Vitalis Park (centro de treinos da formação do FCP).

Participaram igualmente as seguintes equipas (classificação final e resultado com o CFP):
1º FC Porto (4-4); 2º Selecção de Braga (1-2); 3º CF Pauleta; 4º Selecção do Porto (3-1); 5º Selecção de Aveiro (2-2); 6º Dragon Force (5-2).
Igualmente um vasto e rico programa foi proporcionado aos jovens do CF Pauleta, pois, além do constante acompanhamento por parte do Coordenador da Área de Protocolos do FC Porto, Rui Lowden, destacam-se as seguintes acções:
- Participação na Festa de Natal/Treino Dragon Force (Vitalis Park); visita ao Centro de Treinos do Olival; visita guiada/turística à cidade do Porto; assistir em zona Vip ao FC Porto-Marítimo (Liga Zon Sagres), com a particularidade de no final do jogo se ter efectuado uma visita às instalações do Estádio do Dragão e, especialmente, privar com João Moutinho, onde este estabeleceu um longo diálogo com os jovens, transmitindo alguns conselhos sobre a vida de um profissional de futebol e como conseguir atingir patamares elevados de rendimento, recordando mesmo o seu percurso como jogador desde tenra idade.
De salientar que durante toda a estadia a comitiva se deslocava no autocarro oficial do FC Porto e que as refeições foram realizadas na Casa do Dragão, local onde todos os jogadores da formação do FC Porto, oriundos de locais mais distantes, ficam albergados.

DFA/ACFPauleta

ANA- AEROPORTOS DOS AÇORES APOIA "VELA PARA TODOS – FAIAL SEM LIMITES" - FAIAL





A ANA- Aeroportos dos Açores associou-se ao projecto “Vela Para Todos – Faial Sem Limites” doando à APADIF um semi-rígido Marchal de 5,2 m, um atrelado, um motor Mercury, de 60 cv e ainda um Mariner de 6 cv. A embarcação, com o nome “Castelo Branco” será fundamental para o sucesso deste projecto uma vez que prestará o apoio necessário às embarcações à vela.


DFA/CNH

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AÇORES CONTABILIZOU MAIS DE 20 MIL ATLETAS FEDERADOS EM 2010

 
 
No ano passado foram 38 as modalidades desportivas praticadas nas oito ilhas com prática desportiva federada, sendo as ilhas de São Miguel e Terceira aquelas onde houve prática desportiva federada de mais modalidades (30), seguidas pelas ilhas do Faial (20), Pico (17), Santa Maria e São Jorge (8), Graciosa (6) e Flores (3).

As modalidades com maior expressão foram o futebol com 4,661 atletas, o voleibol com 2,863,  o futsal com 2,029 atletas federados. A esgrima com 22 atletas, o Tiro com Arco com 17, e o triatlo com um atleta, foram as modalidades com menor expressão.
O atletismo destacou-se como a modalidade individual de maior expressão, com 1,327 atletas federados.
No seu conjunto as modalidades colectivas representaram 55,13% do total de atletas federados, sendo de constatar que a prática desportiva é predominantemente masculina, representando 70,92% do total de atletas.
Na distribuição por escalão etário, aquele que tem teve mais peso relativo foi o escalão de seniores (25,96%), seguido do escalão de minis (21,76%) e do de juvenis (13,01%).
Destaque ainda para a participação desportiva, com os Açores a apresentarem a mais alta taxa de participação desportiva absoluta (calculada sobre o total da população residente apurado nos Censos 2001) de 9,04%, quando comparados com os números do continente e da Madeira.
Apenas no Corvo não se registou actividade desportiva federada.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

KARATÉ: TORNEIO DE NATAL REALIZOU-SE NO PASSADO SÁBADO – ANGRA DO HEROISMO - TERCEIRA

 
Realizou-se no passado sábado, na cidade de Angra do Heroísmo, o Torneio de Natal, organizado pelos Clubes de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.


Esta prova foi disputada na disciplina de Kata (Forma) e teve lugar no Complexo Desportivo do Estádio de João Paulo II, contando com a participação de três dezenas atletas de todos os escalões etários.
O Torneio de Natal integrou o calendário oficial de provas da Associação de Karaté dos Açores e é a terceira prova de apuramento ao Ranking de 2011/2012 do Campeonato da Terceira.
Após 4 horas de competição continua os resultados foram os seguintes:
Infantis Masculinos
1- Samuel Quadros – CKSAH
2- Diogo Figueiredo – CKSAH
3- João Pacheco – CKSAH
3-João Bettencourt– CKSAH
Infantis Femininos
1- Taísa Vilas – CKSAH
2- Leonor Moutinho – CKSAH

Iniciados Masculinos
1- Rafael Paz- CKSPV
2- Filipe Coelho – CKSAH
3- José Maeiro – CKSPV
Iniciados Femininos
1- Isabel Barcelos – CKSAH
2- Maria Ribeiro – CKSAH
3- Carina Paz – CKSPV
3 Cristiana Paz – CKSPV
Juvenis Masculinos
1 André Garcia – CKSAH
2-Paulo Rosa – CKSAH
3-Diogo Evangelho – CKSAH
3- Luís Bezerra – CKSAH
Cadetes Masculinos
1- Pedro Medeiros – CKSAH
Cadetes Femininos
1- Amélia Silva – CKSAH
2- Maria Borba – CKSAH
   
Juniores Femininos
1- Daniela Reis – CKSAH
Seniores Femininos
1- Catarina Pires – CKSAH

DFA

FUTSAL: RESULTADOS DA 3ª JORNADA DO CAMPEONATO DE SANTA MARIA - SANTA MARIA

Resultados:


INFANTIS: G.D.Gonçalo Velho   2  -  C.D.Os Marienses  8

JUVENIS: G.D.Gonçalo Velho   1 -  C.D.Os Marienses  1

JUNIORES: G.D.Gonçalo Velho  2  -  C.D.Os Marienses  1


DFA

GALA DE PATINAGEM JUNTOU MAIS DE UMA CENTENA DE ATLETAS - PONTA DELGADA

A Associação Patinagem de Ponta Delgada e o Clube de Patinagem de Santa Cruz levaram a efeito mais uma edição da Gala dos Campeões de Patinagem Artística no pavilhão da Escola Secundária de Lagoa. No total, os cerca de 100  patinadores marcaram presença na festa da patinagem micaelense, representando os sete clubes  locais.


O objectivo darealização desta gala visou promover e divulgar a modalidade, bem como premiar os atletas que alcançaram os lugares do pódio nos diversos campeonatos, locais, regionais, nacionais e internacionais, assim como também  homenagear os melhores patinadores dos Açores.

O Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, Clube Desportivo  Escolar dos Ginetes, o Clube de Patinagem São Pedro e o Clube Patinagem de São Vicente Ferreira foram convidados pela Associação de Patinagem de Ponta Delgada e pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz, a juntaram-se a este evento com uma coreografia de grupo.

"A beleza da modalidade aliada ao envolvimento harmonioso das coreografias representadas pelos atletas, prendeu  o muito público presente. Foi com muita beleza, harmonia, cor, brilhantismo e espectáculo são adjectivos que caracterizaram esta gala".



DFA


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO GD SÃO ROQUE - AFPD

Benjamins
São Roque "A"  6  -  São Roque "B"  0

Infantis
Ass. FC Pauleta  1  - São Roque "A"  3
São Roque "B"  35  -  JuvCap - AJ. Capelas  0

Iniciados
Operário  1 -  São Roque  1

Juvenis
Vasco da Gama  3  -  São Roque   4


DFA
Foto: Maria Rocha/DFA (direitos reservados)

domingo, 18 de dezembro de 2011

FUTSAL: TORNEIO DOS 3 GRANDES COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS VETERANOS DE SANTA MARIA - SANTA MARIA


Vai realizar-se o 3º Torneio de Futsal, denominado de "Torneio  3 Grandes", e que a  exemplo de anos anteriores, vai juntar adeptos dos três grandes do Continente: Sporting, FC Porto e SL. Benfica.

 
De salientar que neste evento vão estar presentes, várias gerações de atletas de Santa Maria, "onde dá gosto ver os antigos homens da bola, agora veteranos, mostrarem que quem sabe não esquece".

Este torneio é organizado pelos "Amigos da Gala", grupo de pessoas que que realizam vários eventos desportivos em Santa Maria e sempre em prol do desporto.

 
DFA

INICIADOS DO SC ANGRENSE SAGRARAM-SE CAMPEÕES DA ILHA TERCEIRA - AFAH

O Angrense, no escalão de iniciados, sagrou-se, esta manhã, Campeão da Ilha Terceira, após vencer, nas Fontinhas, o GD Fontinhas por 3-0.


DFA
Foto: SC Angrense

sábado, 17 de dezembro de 2011

FUTSAL: 3ª JORNADA DO CAMPEONATO DE SANTA MARIA - SANTA MARIA

INFANTIS
17/12/2011 - 17 horas 
G.D.Gonçalo Velho  x  C.D.Os Marienses

JUVENIS 18/12/2011 - 15 horas 

G.D.Gonçalo Velho  x  C.D.Os Marienses

JUNIORES
17/12/2011 - 18:30 horas 

G.D.Gonçalo Velho  x  C.D.Os Marienses

Jogos a realizar no Complexo Desportivo de Santa Maria

 
DFA

CLUBE MOTARD DE SANTA MARIA APELA AO BOM SENSO NA CONDUÇÃO - SANTA MARIA













DFA

JOÃO PEREIRA DEMITIU-SE DO MADALENA - PICO

Treinador pediu a demissão devido a situações "extra futebol" que se escusou a enunciar. Sai cansado e desgastado.
"Vou para casa" - salientou.
João Pereira, treinador que o Madalena contratou para a presente época, demitiu-se, esta quarta-feira, do cargo que ocupou durante somente cinco meses. O técnico optou pela saída mesmo depois de ver satisfeitas algumas exigências, mormente ao nível do reforço do plantel, por entender que não estavam reunidas condições mínimas para permanecer em funções.
"Aconteceram situações muito desagradáveis extra futebol com as quais não podia pactuar" - referiu o técnico.

DFA/RTP-A

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

KARATÉ: RESULTADOS NÃO REFLECTEM A EXCELENTE PRESTAÇÃO AÇORIANA


Teve lugar no passado sábado no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes, (Norte do Continente), o Campeonato Nacional de Karaté para os escalões de Cadetes, Juniores e Sub-21. A Associação de Karaté dos Açores esteve presente com uma comitiva de 24 elementos.

Composta por vários clubes das ilhas São Miguel, Terceira e Faial, a selecção da AKA esteve em grande evidência durante toda a prova, quer nas disciplinas de kata (forma), quer em kumite (combate). A comprovar ficam os 8 quartos lugares e a medalha de bronze conquistada pela atleta Daniela Brito dos Reis (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo) na sempre difícil disciplina de kata (Juniores Femininos).
Para o responsável técnico da AKA, João Guiod Castro, os resultados alcançados não espelham o trabalho efectuado no local pela comitiva açoriana. "Fomos afastados de várias finais e em outros casos perdemos nas repescagens o acesso ao lugar mais baixo do pódio". O responsável pela Associação de Karaté dos Açores enaltece ainda a prestação de toda a selecção açoriana sem excepção, pois a entrega e luta foram até ao ultimo segundo de cada combate e lamenta a falta de isenção e imparcialidade de alguns técnicos de arbitragem da Federação Nacional de Karaté - Portugal.

Participaram em representação da AKA os seguintes clubes e atletas: Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo (Maria Borba, Joaquim Borba, Daniela Reis, Catarina Pires e Ana Pereira), Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória (Anabela Silva), Centro de Karaté de Lagoa (Marco Botelho, André Raposo e Luís Mota), Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe (Miguel Pereira), Clube de Karaté Shotokan da Relva (Raquel Rego, Sofia Pimentel e Dário Almeida), Academia de Karaté de Vila Franca do Campo (André Sousa e Milton Fanfa) e Clube de Karaté-do Shotokan da Horta (Maria Castro). Acompanha a comitiva os treinadores João Castro, Márcio Santos (Terceira), Nelson Rego, António Moniz e Paulo Silva (São Miguel), bem como o vice-presidente da AKA, José Tomé da Costa.

A comitiva aproveitou ainda esta deslocação para participar no domingo com alguns atletas convocados, no Treino Nacional de Pré-Selecção da Federação Nacional de Karaté - Portugal, orientado pelo Seleccionador Nacional, Joaquim Gonçalves e também numa acção de formação para treinadores, atletas e técnicos de arbitragem sobre as novas regras de competição a entrar em vigor em 2012 apresentada pelo Presidente do Conselho de Arbitragem da FNK-P, Joaquim Fernandes. Estas alterações às regras actuais tem como propósito colocar o karaté como modalidade participante nas olimpíadas de 2016.

DFA/AKA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PRESIDENTE DA ADVSM DESCONTENTE COM A CÂMARA DE PONTA DELGADA

REPORTAGEM
     

A Associação Desportiva de Veteranos de São Miguel vai mudar a sua sede para a Ribeira Grande. O presidente de direcção, António Pereira, aponta como factor dominante a falta de sensibilidade por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo mesmo incompreensível que o Eng. José Medeiros não reconheça a Associação, apesar de legalizada. Foram vários os ofícios enviados à Dra. Berta Cabral. Alguns extraviaram-se, dentro da própria edilidade, e os outros a pedir audiência não são atendidos. Aliás, António Pereira não encontra palavras para esta atitude, até porque esta Associação movimenta perto de meio milhar de atletas, todas as semanas, divididos por Veteranos e Veteranos B. Todavia, o presidente Ricardo Silva, da Ribeira Grande, conhecedor da situação, colocou à disposição, no centro do concelho, um espaço condigno, disponibilizando ainda um funcionário para atendimento.

Associação Desportiva de Veteranos de São Miguel surgiu, oficialmente em Agosto de 2008. O sonho de muitos ex-atletas concretizava-se: a criação de uma estrutura sólida, organizada, para poderem jogar com a presença de árbitros,  e disponibilização de campos de futebol. Rapidamente as equipas começaram a surgir de forma organizada, a somar às já quatro existentes.
Ao longo destes três anos, é notório o sucesso da ADVSM. Já existem perto de meio milhar de atletas, que semanalmente jogam à bola, e passam momentos, que outrora fizeram as alegrias de alguns, pois muitos deles já jogaram em clubes da Série Açores e no Regional. Estes atletas dividem-se em dois escalões: Veteranos e Veteranos B, estes últimos, são atletas mais novos, mas que também sentem a necessidade da prática do desporto, nomeadamente, do futebol.

Aliás, de referir que ainda recentemente se iniciou mais uma prova de veteranos B, onde se inscreveram mais algumas equipas, como foi o caso, por exemplo, do Operário. Mas também uma formação de Vila Franca do Campo e ainda uma outra de Povoação/Furnas inscreveram-se nos veteranos. Ou seja, o futebol veterano, que estava desaparecido do nosso mundo futebolístico, em pouco mais de três anos, fez a sua aparição por toda a Ilha de São Miguel e arrastou a alegria do desporto a muitos atletas.
De referir que apesar do crescente aumento de equipas interessadas em disputar os campeonatos e torneios realizados pela ADVSM, esta Associação mantém um cuidado extremo na parte física do atleta. “É que não basta pretender jogar, é imperioso que se averigúe com exames médicos se determinado atleta não corre riscos. Acima de tudo zelamos ao máximo pelo bem-estar físico dos jogadores” – disse António Pereira. E para que se jogue em segurança a ADVSM celebrou um protocolo com uma cardiologista e uma técnica de cardiopneumologia que, no início de cada época, realizam exames a todos os atletas, nas instalações dos campos de futebol de cada equipa, sendo depois os mesmos acompanhados, se necessário e sempre que se justifique, pela dupla de técnicas de saúde.
“Claro que gostaríamos de ter instalações próprias para o departamento médico funcionar com outras condições, mas como se pode ver a nossa actual sede é tão pequena, que nos vemos aflitos quanto temos que fazer alguma reunião. Mas acredito que o projecto para o departamento médico há-de surgir”.

SEDE DA ADVSM VAI MUDAR PARA A RIBEIRA GRANDE

A actual sede social da ADVSM situa-se numa pequena sala no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada. Pelas limitações que causa aos vários órgãos da Associação para se reunirem, levou o presidente António Pereira a solicitar à Presidente Berta Cabral da Câmara Municipal de Ponta Delgada, várias audiências “que nunca tiveram resposta. Não sei porquê, mas o facto é que até desapareceram alguns ofícios enviados em carta regista com aviso de recepção. Como é possível?”. Mas com alguma insistência, António Pereira chegou à fala com o Vereador Eng. José Medeiros, que lhe transmitiu que não existia qualquer hipóteses de conseguir um espaço para uma sede condigna, assim como não poderia a edilidade de Ponta Delgada ajudar com algum subsídio, fora do que está estabelecido, legalmente. A resposta do vereador foi simples e directa: já temos muitas associações para ajudar... Depois destas situações estou autenticamente sem palavras, pois a direcção da ADVSM, não consegue perceber porque é que a Câmara apresenta esta atitude. É um autêntico fechar de portas a perto de meio milhar de atletas. Gostaria de frisar que a presidente Dra. Berta Cabral esquece-se que temos inscritas doze equipas do seu Concelho. Assim sendo, não nos resta outra alternativa senão aceitar com muito carinho a proposta do Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Dr. Ricardo Silva. Agradecemos o facto publicamente, porque é um homem e um politico que apresenta sensibilidade para o desporto”.
Por último, há a salientar que a ADVSM já tem as suas próprias equipas de árbitros, mas por vezes, socorre-se da AFPD, dado a inscrição de novas equipas de jogadores.

E assim continua a crescer o futebol veterano na Ilha de São Miguel, que também tem uma selecção, sendo que na época anterior deslocou-se à Ilha Terceira.

Mário Nunes (jornalista)

FUNDAÇÃO PAULETA ENTREGA OFERTAS AMANHÃ - PONTA DELGADA

A Fundação Pauleta e a Escola de Futebol Pauleta cumprem, mais uma vez, uma tradição nesta quadra natalícia. Amanhã, dia 17, serão entregues ofertas e donativos a duas instituições da ilha de S. Miguel.
Às 14h30 o presidente da Fundação, Pedro Pauleta, estará na Casa de Saúde de S. Miguel, na Fajã de Baixo, e, meia hora depois, visitará a Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, situada no Caminho da Levada, em Ponta Delgada.

DFA