segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CLUBE DE TÉNIS DE SÃO MIGUEL 2011 – RESCALDO DE UMA ÉPOCA DE SUCESSO

Está a chegar ao fim mais uma época desportiva nos Açores. Em traços gerais, foi uma época ao nível dos pergaminhos da história de sucesso do CTSM.

Atletas como Javier Esteban, Marta Magalhães, Martim Sousa, Simão Medeiros, João Veloso, Jorge Frazão, entre muitos outros, ajudaram a elevar o nome da Região no desporto nacional e conseguiram que o CTSM se mantivesse como líder incontestado no Arquipélago. Dos sub-12 aos veteranos, houve vitórias para todos os gostos e feitios, algumas delas surpreendentes por terem assumido contornos internacionais, como os títulos de pares Marta Magalhães por essa Europa fora e as grandes performances de Martim Sousa num Circuito Juvenil Europeu cada vez mais exigente no sentido em que é um viveiro de futuros campeões.
Começando pelos mais novos, os sub-12, pode dizer-se que foi um ano de consolidação. Javier Esteban e Manuel Sousa voltaram a discutir quase todas as finais, muito embora Ricardo Correia e Tomás Sampaio mantenham boas hipóteses de, num futuro próximo, conseguirem intrometer-se nesta luta. Nas meninas, como não podia deixar de ser, Marta Magalhães “passeou” a sua classe, iniciando o seu percurso internacional mais a sério e afirmando-se como uma das grandes promessas do ténis feminino português. Foi um dos pilares da Selecção Nacional no Campeonato da Europa do seu escalão, competiu regularmente no estrangeiro, foi Campeã Nacional e as suas vitórias internacionais não deixaram ninguém indiferente.
Martim Sousa, por seu lado, também continuou a sua afirmação, tanto cá dentro como lá fora, onde conseguiu resultados de destaque na campanha de Verão de sub-18. Disputou diversas competições internacionais, jogou e treinou com alguns dos melhores tenistas europeus da sua idade e, a nível interno, apesar de ainda não ter chegado ao título máximo de melhor jogador açoriano em termos absolutos, conseguiu a proeza de derrotar pela primeira vez jogadores a quem nunca tinha ganho e assumiu-se, definitivamente, como candidato ao trono em 2012.
Simão Medeiros, depois de uma época de 2010 em que perdeu a final do CR de Absolutos, voltou para provar que ainda é o melhor. A brilhante conquista do terceiro título regional de absolutos fez com que entrasse definitivamente na lista dos melhores jogadores açorianos de sempre. Com classe e segurança, Medeiros calou a boca aos seus detractores e volta em 2012 para mais conquistas.
Uma última palavra para João Veloso, CR de Veteranos, que este ano se concentrou, sobretudo, na melhoria da qualidade do seu jogo, tendo para isso recorrido aos serviços de Nuno Mota, com quem tem trabalhado afincadamente, acabando por colher os frutos disso mesmo.

DFA/CTSM