segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BASQUETEBOL: FC PORTO VENCEU LUSITÂNIA - PORTO

Em desafio referente à 13.ª jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto recebeu e venceu o Lusitânia, por 97-87, em jogo disputado, no passado sábado à tarde, no pavilhão Dragão Caixa, no Porto.
Confirmando o seu estatuto de líder da prova, o conjunto orientado por Moncho López dominou o encontro do princípio ao fim, chegando ao intervalo já com 11 pontos de vantagem (49-38).
Na segunda metade, o principal objectivo da turma local foi gerir a vantagem, sem necessidade de impor um grande ritmo. A formação açoriana tudo fize para equilibrar os acontecimentos, mas era praticamente impossível recuperar face a pressão dos portistas.
Aliás, neste particular o FC Porto apresentrou-se no máximo da sua força,  de tal forma que conseguiu converter 13 das 21 tentativas.

Maria Rocha

FUTSAL: CASA DA RIBEIRA MANTÉM A CAMINHADA DOS BONS RESULTADOS - TERCEIRA

A 13.ª jornada do Campeonato da Terceira de futsal, do escalão de séniores masculinos, ditou este fim-de-semana os seguintes resultados:

União Praiense 1 - Matraquilhos 5, Fonte do Bastardo 5 - Académico 1, Barbarense 0 - São Carlos 4, Cabo da Praia 7 - Angrense 3, Porto Martins 3 - Posto Santo 5 e Biscoitos 3 - Casa da Ribeira 4. O jogo União Sebastianense - CP São Sebastião vai disputar-se hoje, às 21:30, no pavilhão do Porto Judeu.

Classificação geral: 1.º Casa da Ribeira 42 pontos, 2.º Matraquilhos 34, 3.º Posto Santo 28, 4.º União Praiense 26, 5.º São Carlos 26, 6.º Fonte do Bastardo 25, 7.º Barbarense 24, 8.º Cabo da Praia 16, 9.º Biscoitos 12, 10.º CP São Sebastião 8, 11.º Angrense 7, 12.º Académico 7, 13.º União Sebastianense 6, 14.º Porto Martins 6.
A próxima jornada, a 14ª jornada está agendada para o próximo sábado e tem os duelos União Sebastianense - São Carlos; Barbarense - Angrense; União Praiense - CP Sebastião; Fonte do Bastardo - Posto Santo; Casa da Ribeira - Académico; Cabo da Praia - Biscoitos; Porto Martins - Matraquilhos.

Maria Rocha

CAMPEONATOS REGIONAIS INICIADOS E JUNIORES: SANTA CLARA VENCEU EM AMBOS OS JOGOS E MANTÉM LIDERANÇA EM INICIADOS E JUNIORES

O Santa Clara triunfou por 1-0, na visita ao reduto do Angústias (Faial), em partida válida para a quarta jornada do Campeonato Regional de Iniciados. A equipa de S. Miguel totaliza agora 7 pontos, ao passo que o Angrense é segundo com quatro e o Angústias, terceiro classificado com zero pontos.
Relativamente ao Campeonato Regional de Juniores, o Praiense perdeu por 0-2 na recepção ao CD Santa Clara  em desafio a contar para a segunda jornada.
Assim, o CD Santa Clara comanda com seis pontos, ao passo que o Salão e Praiense (ambos com um jogo e uma derrota por 0-2) ainda não pontuaram.

Maria Rocha

domingo, 30 de janeiro de 2011

SÉRIE AÇORES: BOAVISTA S. MATEUS VENCEU POR 3-0 NO TERRENO DO CAPELENSE

Depois de o DFA, já ter relatado a primeira parte deste encontro, quando esta se encontrava em tempo de intervalo, e com o Boavista a vencer por 1-0 o Capelense, no Campo das Figueiras, freguesia de Santo António, em Ponta Delgada, pouco mais resta acrescentar à parte complementar deste desafio.

Foi uma segunda metade em que novamente as duas formações correram atrás do golo, com os visitantes a procurarem assegurar o resultado, ao passo que a equipa das Capelas pretendia a todo o custo alterar o rumo dos acontecimentos que em nada lhe era favorável. E para isso, até teve uma grande penalidade que foi desperdiçada e que podia ter minimizado o resultado. Em sentido contrário, também o Boavista teve a seu favor duas grandes penalidades que foram bem convertidas por Narciso e Orlando, aos 75 e 83 minutos, respectivamente.
Estava feito o 0-3, e assim vinha a tranquilidade dos atletas do Pico, que souberam aproveitar as oportunidades cedidas pelos locais, e simultaneamente para arrecadar mais três precisos pontos.




Texto e Fotos: Mário Nunes

GOVERNO ASSINALA 90º ANIVERSÁRIO DO SANTA CLARA COM A GARANTIA DO INVESTIMENTO PÚBLICO EM PROL DA ACTIVIDADE DESPORTIVA REGIONAL

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos homenageou, ontem à noite, o Grupo Desportivo de Santa Clara, em Ponta Delgada, pelos 90 anos da associação desportiva micaelense. No jantar que assinalou o aniversário do clube, José Contente referiu que os 90 anos homenageiam todos, desde o Capitão Rebelo, que souberam levar o bom nome da esta equipa o mais longe possível.

“Estamos a comemorar a força de um clube que persistiu e resistiu durante 90 anos, e que vai persistir e resistir durante muito mais anos porque os açorianos têm essa capacidade de aqui, no meio do Atlântico, resistir e persistir a todas as contingências e a todas as dificuldades que impendem sobre um território descontínuo”, frisou o governante.
O Secretário Regional, em representação do Presidente do Governo, constatou que não é fácil uma associação desportiva desta natureza completar 90 anos, sobretudo num território insular e disperso geograficamente, no entanto, afirmou, “esta é uma Região que tem a força e o saber daqueles que se integram nas causas desportivas e sociais e que levam o nome dos Açores mais longe e mais alto. Já foi assim com o Santa Clara na Primeira Liga e na Liga de Honra”.
É precisamente para garantir a boa formação dos atletas açorianos, o bom desempenho das equipas e as vitórias dos clubes regionais que o Governo Regional investe na actividade desportiva. Anualmente, o Governo dos Açores dedica um importante investimento ao desporto regional, nomeadamente, na formação e na actividade desportiva, que representa 85 por cento dos 13,4 milhões de euros.
“E é assim que devemos continuar, apoiando sobretudo os escalões de formação que são escolas de valores e que devem ser transmitidos às gerações mais novas para que a sociedade dos Açores se constitua segundo esses mesmos valores”, acrescentou José Contente.

Fonte: GaCS/VS/DFA

RESULTADOS DO FUTEBOL AÇORIANO - 30 DE JANEIRO 2011

2ª Divisão - 17ª Jornada

FARENSE - MADALENA 1 - 0

Jogo realizado hoje entre Capelense e Boavista do Pico

OPERÁRIO - LOULETANO 1 - 0
PRAIENSE - ATLÉTICO 1 - 3

3ª Divisão Série Açores - 14ª Jornada

ANGRENSE - VITÓRIA PICO 1 - 0
VILANOVENSE - LUSITÂNIA 2 - 1
PRAINHA - SANTIAGO 0 - 0
CAPELENSE - BOAVISTA SM 0 - 3
UNIÃO MICAELENSE - SPORTING IDEAL 4 - 2

Texto e Foto: Mário Nunes

RESULTADO DOS JUVENIS DO MARITIMO - AFPD

JUVENIS:

MARITIMO 2 - VASCO DA GAMA 0

MN

INICIADOS: OPERÁRIO FOI AO BOTA FOGO VENCER POR 17-1 - AFPD

O Operário entrou no desafio, com um único propósito: vencer e convencer. E assim aconteceu, já que a formação de Emanuel Freitas já conhecia bem as grandes falhas do adversário. Por isso aprontou-se bem e colocou em campo uma equipa capaz de ultrapassar com alguma facilidade o Bota Fogo.

“Este foi um desafio com um grau de facilidade acrescido, dado que conhecíamos o adversário e depois, viemos no máximo da nossa força, para continuar a dar grande ânimo ao conjunto. É bem verdade que não tinha idealizado uma vitória tão dilatada, mas o Bota Fogo na segunda metade do encontro não deu qualquer tipo de luta, o que foi aproveitado por os meus atletas…” – referiu no final do encontro o técnico do Operário ao DFA.
Ao intervalo o Bota Fogo já perdia por 6-0, para no final do encontro o resultado final se fixar em 1-17, a favor dos fabris.
Os marcadores do Operário foram: Zé-Bedum (4) ; Rafa (4); Nuno Furtado (3); San Bento (1); Dabau (1); Kaloura (1); Patrício (1); Varam (1); Gonçalo Silva.
 
Texto e Foto: Mário Nunes

JUDO: CAMPEONATO REGIONAL DE CADETES - TERCEIRA

A Associação de Judo da Ilha Terceira levou a efeito, no dia 29 de Janeiro, na Sala de Judo da Escola secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, o Campeonato Regional de Cadetes (Esperanças).

A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores organizou a prova judocas onde esteve presente o Judo Clube de Ponta Delgada, do Judo Clube de São Jorge, do Clube Escolar de Desporto da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes, do Clube de Judo da Ribeira Grande, do Clube de Judo Escolar da Povoação e do Clube Operário Desportivo.
Oriundos da Associação anfitriã competiram judocas do Clube de Judo de Angra do Heroísmo, do Judo Clube de São Carlos, do Judo Clube Ramo Grande e do Clube de Judo da Praia da Vitoria.

Mário Jorge Santos

RESULTADOS DO VITÓRIA PICO DA PEDRA - AFPD



Benjamins: Operário 1 - Vitória 5

Infantis: Vitória 0 - Ass. C. Pauleta 1

Iniciados: Vitória 2 - Marítimo - 1

MN
Foto: Mário Nunes




SÉRIE AÇORES: BOAVISTA S. MATEUS VENCE AO INTERVALO NO CAPELENSE POR 1-0

SÉRIE AÇORES: CAPELENSE 0 - BOAVISTA S. MATEUS 1 (AO INTERVALO)

Num desafio rápido e recheado de emoções, o Capelense encontra-se a perder ao intervalo por 1-0, a favor do Boavista do Pico.
Depois de nos primeiros dez minutos o Boavista controlar quase na totalidade o desafio, eis que os locais passaram gradualmente a subir no terreno e a ameaçar as hostes boavisteiras.
O golo acabou por surgir num lance em que a bola é enviada à barra ressalta para dentro do campo e Nuno Moreira, dos axadrezados visou sem apelo nem agrado.
Depois deste autêntico balde de água fria na formação do Capelense que estava a controlar, na altura os acontecimentos dentro do campo, foram surgindo oportunidades para ambos os lados, mas o intervalo chegou com o 1-0 a favor do Boavista.
Aguarda-se uma parte complementar interessante.


Texto e Foto: Mário Nunes (jornalista)

VETERANOS: SANTO ANTÓNIO EMPATOU ESTA MANHÃ COM O OPERÁRIO - S. MIGUEL

O Campeonato "Rádio Atlântida" Veteranos A, relativo à época 2010-11, recomeçou esta semana com mais uma jornada interessante que decorreu no Campo das Figueiras com o encontro entre o Santo António e o Operário. Um desafio entre dois candidatos ao titulo, embora as vitórias tenham andado pela mó debaixo. Quanto à última jornada, a equipa orientada por Luís Pereira terminou com uma vitória de 3-0, sobre o Rabo de Peixe, ao passo que o Operário perdeu por 1-0, no terreno do Micaelense.

Portanto estavam todos os ingredientes juntos para um grande desafio, já que a vitória era importante para ambos os conjuntos.
Relativamente ao desafio desta manhã, o Santo António começou bem, mas foi o Operário que abriu o activo por intermédio de Pedro Fita (0-1). Volvidos pouco minutos, José Sebastião empatou a partida, e levantava o astral da sua equipa, de tal forma que Ricardo Paiva acabou mesmo por dar a volta ao resultado e passar para a frente do marcador (2-1).
Até final da primeira parte o resultado não iria sofrer alteração, apesar do grande pressing dos lagoenses, que não se poupou em esforços para empatar o jogo. Aliás, foi o que veio a acontecer na parte complementar por intermédio de José, camisa n. 18, do Operário que marcou um golo digno de ser referenciado, dada a capacidade técnica teve que o citado atleta teve para conseguir os seus intentos (2-2).
Já sobre o final da partida, num lance em que Ricardo Paiva é derrubado na grande área dos visitantes, o árbitro decidiu mandar seguir o encontro. Esta situação poderia mudar todo o rumo dos acontecimentos, mas o árbitro é soberano nestas situações, apesar do juiz de linha do lado da bancada estar em cima da jogada.
Um empate que demonstra a vontade e o empenho veste desafio.

Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)

sábado, 29 de janeiro de 2011

JUVENIS: OPERÁRIO VENCEU SANTA CLARA POR 3-1 NUM JOGO RECHEADO DE EMOÇÕES - AFPD

A segunda parte do encontro entre o Santa Clara e Operário, acabou há instantes, no Campo das Figueiras, tendo os fabris vencido por 3-1.

Muitos nervos e muita vontade em vencer era o que saía das duas formações em campo, que se fartaram de correr para alcançar o golo. Apesar de não existirem muitas oportunidades para os visitantes, o Operário soube muito bem aproveitar as deixas dos encarnados que assim, amealharam um vitória importante nesta Taça. O segundo golo, (primeiro neste parte complementar) surgiu de um cruzamento com a bola a ressaltar e os lagoenses a passarem para a frente do marcador. O resultado final que se fixou em 1-3, deveu-se a um mau atraso do defesa do Santa Clara que de cabeça envia a bola para o seu guarda-redes, mas o avançado do Operário atento e rápido a antecipar-se e a marcar.
De realçar que o técnico Luís Silva, do Santa Clara foi expulso logo após um atleta seu também o ter sido, por acumulação de amarelos, numa entrada muito dura.


Texto e Fotos: Mário Nunes

INFANTIS: SÃO ROQUE "A" RECEBEU E VENCEU O CAPELENSE - AFPD

Em mais uma jornada do Campeonato de São Miguel – 2ª fase, o GD São Roque “A” recebeu e venceu a difícil equipa das Capelas. O resultado final não deixou margem para dúvidas, pois os 12-0, dos canarinhos sobre o Capelense dizem tudo ou quase tudo do que se passou em campo.

As equipas entraram em campo decididas a rapidamente resolver a questão da vitória, mas o atleta local António Raposo logo aos 5 minutos a contrariar a formação do Capelense (1-0).
Aliás, após o primeiro golo, os tentos foram aparecendo gradualmente com Nuno Câmara aos 7 minutos a ampliar para 2-0, para volvidos 5 minutos o São Roque ditar o 3-0, por Rodrigo Jorge.
Com o 3-0, a formação do Capelense baixou o seu ritmo ofensivo, e encontrou na defensiva o seu escudo protector que de pouco valeu, já que Gonçalo Melo e António Raposo fizeram os dois golos seguintes, respectivamente aos 15 e 16 minutos.
Era então a derrocada total dum Capelense que entrou recheado de vontade, mas deixou-se ir abaixo e de forma muito inteligente, os locais a aproveitarem a “prenda“. Até final da primeira parte o São Roque jogou como sabia e como queria, já que controlou praticamente o desafio todo. Por isso surgiram, ainda mesmo do intervalo mais dois golos, o primeiro por Rodrigo Jorge aos 21 minutos e depois, novamente por Gonçalo Melo aos 25 minutos.
A parte complementar foi um mar de facilidades para os atletas locais, que empreenderam uma vontade inegável de aumentar no placard o resultado. Assim, o técnico dos locais André Manteiga fez rodar a equipa, mas mesmo assim o domínio foi constante acabando este por se traduzir num expressivo 12-0.
Os marcadores na segunda metade do encontro foram António Raposo (2), Rodrigo Santos, João Soares e Rodrigo Jorge.

Texto: Mário Nunes
Fotos: Raul Monteiro

BENJAMINS: SANTA CLARA "A" RECEBEU E VENCEU ÁGUIA (ARRIFES) - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase

Santa Clara "A" 12 - Águia 0








Fotos: Mário Nunes

INFANTIS: MARITIMO RECEBEU E PERDEU PERANTE O UNIÃO MICAELENSE "A" - AFPD

Numa manhã solarenga, eis que o Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada, foi palco para vários desafios, entre eles, o que colocou o Marítimo Sport Clube e o União Micaelense "A" a medirem forças, numa prova a contar para o Campeonato de São Miguel - 2ª fase. Em poucos minutos de jogo rapidamente deu para perceber que ambas as formações apenas tinham um único objectivo bem definido: a vitória.

Começaram melhor os visitantes que muito cedo marcaram por intermédio de Gonçalo, mas os locais orientados por Ernesto Sousa, rapidamente empataram. Poucos minutos volvidos seria mesmo o Marítimo a passar para a frente do marcador através de um golo, marcado de bem longe da baliza visitante por intermédio do esquerdino Mário Jorge (2-1). A equipa local ganhou outro ânimo, mas os pupilos de Pedro França nunca desarmaram e acabaram por empatar a partida sobre o apito para o intervalo, por Manuel Ponte (2-2).
A parte complementar foi muito rápida, de tal forma que foram marcados mais cinco golos. Os visitantes que sempre acreditaram que a vitória poderia ser conquistada, ao mesmo tempo, que o Marítimo, lentamente a deixar-se descair na sua atitude ofensiva, algo bem aproveitado pelo o União Micaelense. O resultado final ficou em 6-3, a favor do União, que assim tem mais um ponto na tabela classificativa que o Marítimo.
 Os marcadores do encontro para o Marítimo foram: João Miguel, Mário Jorge e Miguel. Já para o Micaelense marcaram: Gonçalo, Manuel Ponte (2), Pessanha, Miguel Cabral e Zé Rego.

Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)

BENJAMINS: ASS. PAULETA FOI VENCER AO CAPELENSE - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase

Capelense 1 - Ass. CF Pauleta 2
























Fotos: Mário Nunes

INFANTIS: SANTO ANTÓNIO RECEBEU E VENCEU JUVCAP - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase

Santo António 17 - JuvCap 0





















Fotos: Mário Nunes

JUVENIS: SANTA CLARA EMPATADO A UMA BOLA COM OPERÁRIO AO INTERVALO

TAÇA MANUEL INÁCIO DE MELO

Ao intervalo o jogo entre o Santa Clara e Operário, em juvenis, em desafio a contar para a Taça Manuel Inácio de Melo, encontra-se empatado a uma bola. O Santa Clara abriu  o activo logo nos primeiros minutos de jogo, para mais tarde o Operário empatar através de uma grande penalidade.

Aguarda-se uma segunda parte interessante.

Texto e Foto: Mário Nunes

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CAMPEONATO REGIONAL DE JUNIORES: PRAIENSE RECEBE AMANHÃ O SANTA CLARA

Jogo entre Santa Clara e Salão
O Praiense e O CD Santa Clara encontram-se amanhã, sábado, pelas 15 horas, no sintético da Praia da Vitória, em jogo a contar para a segunda jornada do Campeonato Regional de Juniores. Recorde-se, que na jornada inaugural, o Santa Clara venceu em casa, o Salão, por 2-0, conforme o DFA noticiou em primeira mão, liderando assim a tabela da classificativa com três pontos e um jogo.
No que concerne ao Campeonato Regional de Iniciados, Angústias e o Santa Clara defrontam-se também amanhã, pelas 14 horas na cidade da Horta, em desafio relativo à 4ª jornada. O Santa Clara lidera com quatro pontos.

Texto e Foto: Mário Nunes

CLUBE NAVAL DA HORTA REUNIU COM O GOVERNO REGIONAL - HORTA

O Governo dos Açores “está totalmente disponível para continuar a apoiar o Clube Naval da Horta em algumas das actividades que são desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente na organização de algumas regatas e de outros eventos náuticos” garantiu ontem no Faial, o Director Regional do Turismo.
Miguel Cymbron, que falava após uma reunião com a direcção daquele clube, salientou o papel que o Clube Naval da Horta tem desempenhado na realização deste tipo de eventos, considerando que os mesmos “são muito importantes, não só para a animação turística na ilha do Faial, mas também para a notoriedade dos Açores, já que algumas dessas iniciativas gozam de ampla divulgação no exterior”.
O encontro entre o Director Regional do Turismo e a direcção do Clube Naval da Horta destinou-se, precisamente, a analisar o plano de actividades do clube para o ano de 2011.

Mário Nunes
Foto: DR

CORRIDA EM PATINS: PRAIA DA VITÓRIA VAI VER A PASSAR O CAMPEONATO DA TERCEIRA DE CORRIDAS EM PATINS - TERCEIRA

A Associação de Patinagem da Ilha Terceira leva a efeito amanhã, a partir das 14.30 horas, na Zona Verde, da Praia da Vitória, a 2ª jornada do Campeonato da Terceira de Corridas em Patins, provas que decorrem em estrada.

O programa é o seguinte:

Escolares femininos e masculinos:
500 metros velocidade e 1000 metros linha.
Infantis femininos e masculinos:
300 metros contrarrelógio e 1000 metros linha.
Cadetes femininos e masculinos:
300 metros contrarrelógio e 3000 metros linha.
Absolutos femininos e masculinos: 300 metros contrarrelógio e 5000 metros linha.

Maria Rocha

KARATÉ: ESTAGIO DE KARATE COM SENSEI PETÉ PACHECO

Decorreu entre os dias 21 e 23 de Janeiro, um estágio de Karate Shotokan, orientado por Sensei Peté Pacheco, 7º Dan JKA-Japan Karate Association, uma referência do Karate Shotokan Nacional, que se deslocou a Ponta Delgada a convite da associação de estilo ASKA-Associação Shotokan Karate Açores. O objectivo era ministrar o primeiro de dois estágios da época 2010/2011.

Nos dias 21 e 22 o estágio desenvolveu-se no ginásios da Escola Secundaria Antero Quental. No dia 23, e por se tratar de um treino especifico, o estágio decorreu no Hoitsugan Dojo, o qual foi dirigido a
praticante a partir de cinto castanho e treinadores.
O estágio contou com a presença de vários praticantes, de diversos escalões etários, em representação do Karate Clube de Ponta Delgada, Shotokan Karate Clube de São Miguel, Clube Karate da Ribeira Grande e Núcleo Oriental Shotokan.
Para além do convívio, o objectivo deste estágio foi principalmente o de aperfeiçoar os diversos pontos importantes do Kihon, treino individual das várias técnicas básicas que constituem o Karate e das Kata nas diversas graduações, nos quais Sensei Peté com a sua larga experiência de ensino, procura levar os praticantes a despertar para vários pontos de interesse na execução e desenvolvimento das técnicas, fazendo com que o praticante experimente a colocação harmoniosa do corpo com a técnica executada.
No final alguns praticantes submeteram-se a exame de graduação.

Mário Nunes
Foto: DR

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TÉNIS: OS VENCEDORES DE SEMPRE - PONTA DELGADA

Não se pode dizer que tenha difícil antecipar os vencedores da primeira prova juvenil organizada pelo Clube de Ténis de São Miguel em 2011. Apesar de se ter assistido a bons jogos e de, aqui e ali, haver resultados mais equilibrados do que era de esperar, Javier Esteban e Martim Sousa voltaram a provar, dentro do campo porque razão são de facto os melhores nos seus escalões etários.

Nos sub-12, Esteban apenas teve de se empenhar a fundo no primeiro set da final frente a Manuel Sousa, que viria a vencer por 7/6. No segundo parcial, mais solto e descontraído, haveria de fechar por 6/2, acrescentando mais um título ao seu palmarés. Juntos, os dois finalistas haviam de conquistar também o troféu de pares.
Nos sub-16, Martim Sousa, num nível bastante superior ao dos seus adversários, derrotou, no encontro decisivo, David Estrela, que surpreendeu pela luta dada na partida inaugural, ressentindo-se depois do esforço inglório para ceder por parciais bem mais modestos a segunda contenda . Resultado final: 7/6 e 6/2.
Nota final para o sector feminino, em que Sara Cabral, Cristina Rebelo e Mariana Cordeiro ocuparam, por essa ordem, os três lugares do pódio.

Mário Nunes/CTSM

DUPLA JAIME FERREIRA E ANTONIO MEDEIROS CONTINUAM IMPARÁVEIS

TÉNIS DE MESA: Fundação INATEL- CCD Casa do Povo de Fajã de Cima - Ponta Delgada 

A Fundação INATEL – Agência de Ponta Delgada realizou na noite de ontem no Colégio São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, o 2º Torneio de Preparação na categoria de pares.

Este torneio contou com a presença de sete pares e foi disputado em regime de poule. A dupla Jaime Ferreira e António Medeiros venceram o 2º torneio consecutivo totalizando nas duas provas 12 vitórias consecutivas, e nenhuma derrota, nem sequer um único set perdido.
Este torneio serviu de preparação para o Campeonato de São Miguel que se realizará no próximo dia 9 de Fevereiro.
O torneio de ontem foi bem disputado por todos os participantes.

A classificação final ficou assim ordenada:

1º Jaime Ferreira/António Medeiros
2º Gabriel Ferreira/Eduardo Martins
3º Celso Teixeira/Diogo Ferreira
4º Luís Gomes/Alexandre Leite
5º Nuno Goulart/André Tavares
6º Celso Teixeira/Rui Teotónio
7º David Mendonça/António Luís

Mário Nunes

FUTSAL: DESAFIO DA 6ª JORNADA DA ILHA DE SANTA MARIA

Mário NUNES

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RESULTADOS DE FUTSAL DE SANTA MARIA

Resultados da 5ª Jornada

INFANTIS : C.D.Os Marienses  4 - GD São Pedro 5
INICIADOS : C.D.Os Marienses  9 - G.D.São Pedro  0
JUNIORES : G.D.Gonçalo Velho  1 - G.D.São Pedro  2
SÉNIORES : G.D.São Pedro  6 - G.D.Gonçalo Velho  7

Mário Nunes

TORNEIO DE KARATÉ-CONTACT NO PRÓXIMO DOMINGO - TERCEIRA

O Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo leva a cabo no próximo domingo, dia 30 de Janeiro entre as 14 e as 18 horas, no Pavilhão do Estádio João Paulo II, o 16º Torneio de Karaté - Contact, prova inserida no Calendário Oficial de provas da Associação de Karaté dos Açores.
O 16º Torneio de Karaté - Contact é a prova mais antiga na modalidade na llha Terceira e destina-se à vertente de Kumite (Combate) nos escalões de formação.
Participam nesta prova mais de meia centena de karatecas do Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo, Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória, Núcleo do Porto Martins do CKSPV e diversas escola e ATLs do Projecto "Escolinhas do Desporto" da ilha Terceira.

Mário Nunes

ANDEBOL: CD MARIENSES, SC HORTA E ARRIFES (PONTA DELGADA) NA 3ª FASE QUE ARRANCA A 5 DE FEVEREIRO

A 3ª Fase do Campeonato Regional de Andebol em Iniciados Masculinos 2010/11 será disputada pelo Clube Desportivo "Os Marienses", Sporting Clube da Horta e Grupo Desportivo da Casa do Povo dos Arrifes (Ponta Delgada).

Da segunda fase (Zona 1 e 2) já estavam apurados os dois primeiros, sendo que no passado fim-de-semana foi a vez da formação micaelelense dos Arrifes, carimbar o passaporte para o apuramento da última fase da prova.
A liguilha de acesso realizou-se no passado fim-de-semana, na ilha Terceira, onde o GDCP dos Arrifes não teve dificuldade em bater o Grupo Desportivo dos Biscoitos em nas dois desafios disputados.
O início da 3ª fase está agendado para os dias 5 e 6 de Fevereiro com o SC Horta a receber o GDCP dos Arrifes. A 19 e 20 de Fevereiro é a vez do CD Marienses receber o SC Horta no Complexo Desportivo de Santa Maria.

Mário Nunes/Desporto Mariense

FUTSAL: CASA DA RIBEIRA NÃO DÁ HIPÓTESES - TERCEIRA

A Associação Recreativa e Cultural Casa da Ribeira continua na onda dos bons resultados, ou seja, simplesmente imparável no Campeonato da Ilha Terceira de futsal, no escalão de seniores masculinos.

Abaixo ficam o resultados da 12.ª jornada da prova:
Académico 1 - Porto Martins 4; São Carlos 5 - Cabo da Praia 0; Posto Santo 2 - União Praiense 2; Casa da Ribeira 2 - Fonte do Bastardo 0; Biscoitos 5 - Angrense 4; Matraquilhos 7 - União Sebastianense 1; CP São Sebastião 2 - Barbarense 4.

Tabela Classificativa;
1º Casa da Ribeira 36 pontos; 2º Matraquilhos 31; 3º União Praiense 26; 4º Posto Santo 25; 5º Barbarense 24; 6º São Carlos 23; 7º Fonte do Bastardo 22; 8º Cabo da Praia 13; 9º Biscoitos 12; 10º CP São Sebastião 8; 11º Angrense 7; 12º Académico 7; 13º União Sebastianense 6; 14º Porto Martins 6.
A 13.ª ronda está agendada para sábado e contempla os seguintes desafios:
União Praiense - Matraquilhos, Porto Martins - Posto Santo, União Sebastianense - CP São Sebastião, Cabo da Praia - Angrense, Biscoitos - Casa da Ribeira, Fonte do Bastardo - Académico e Barbarense - São Carlos.

Maria Rocha

ATLETISMO: VANESSA FERNANDES E ROSA MOTA NO PICO NO DIA 30 DE JANEIRO - PICO

As conhecidas e internacionais atletas olímpicas portuguesas, Vanessa Fernandes e Rosa Mota, foram convidadas para participar na 21ª Corrida dos Reis do Pico. Este evento desportivo vai realizar-se no próximo dia 30, domingo, no Pico. A organização desta prova conta com elevada adesão de participantes, adiantando mesmo que podem participar mais de mil atletas, o que não deixa de ser significativo.

Integrada no calendário nacional de provas de estrada e corta-mato, a Corrida dos Reis do Pico tem um percurso de 8 mil metros para os atletas masculinos e de 5 mil para os femininos. O director da prova, António Maciel, adiantou à agência Lusa que na competição participam atletas dos vários escalões de diversas ilhas do Arquipélago, do Continente e de alguns países europeus, tais como a Ucrânia e a Lituânia.
A Corrida dos Reis do Pico, que entrou no calendário oficial há oito anos, e é promovida pela Associação de Atletismo da Ilha, e o seu programa inclui várias iniciativas de carácter cultural.

Maria Rocha

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FABRÍCIO: DO OPERÁRIO PARA A UNIÃO DE LEIRIA

O avançado brasileiro do Clube Operário Desportivo, Fabrício, assinou contrato de três anos e meio com a União de Leiria, sendo o mais recente reforço da equipa Lis.
Depois do médio chileno Manuel Iturra, a formação orientada por Pedro Caixinha avança para a contratação do atacante do Operário dos Açores, o melhor marcador da 2.ª divisão zona sul com 12 golos.

Mário Jorge Santos
Foto: "A Bola"

JUDO: CAMPEONATOS REGIONAIS ESPERANÇAS E JUNIORES REALIZAM-SE A 29 DE JANEIRO NA TERCEIRA

A Associação de Judo da Ilha Terceira leva a efeito, no dia 29 de Janeiro, na Ilha Terceira, os Campeonatos Regionais de Esperanças e Juniores.


A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores vai ter presente em prova judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, do Judo Clube de São Jorge, do Clube Escolar de Desporto da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes, do Clube de Judo da Ribeira Grande, do Clube de Judo Escolar da Povoação e do Clube Operário Desportivo.
Para além dos judocas da AJAA, também estarão em prova judocas oriundos de clubes da Associação anfitriã.

Maria Rocha

2ª PROVA DE MINI-VELEIROS: JOÃO NUNES VENCEU PRIMEIRA PROVA DO TROFÉU - HORTA

Realizou-se no passado fim-de-semana a segunda prova de mini-veleiros, cuja organização esteve a cabo da Secção do Clube Naval da Horta.

O vento estava forte e variável, provocando mesmo danos em alguns barcos e levando a que se registassem algumas desistências.
Nuno Fialho, que dominou a primeira prova, teve problemas eléctricos no seu barco, logo na primeira regata, que fizeram com que tivesse que abandonar a competição.
Assim, dos sete atletas inscritos somente cinco chegaram ao fim.
A prova teve como vencedor João Sequeira, ao passo que no segundo lugar classificou-se João Nunes que também teve algumas dificuldades na primeira regata. Em terceiro lugar ficou Rui Duarte, e logo a seguir classificou-se com apenas 3 regatas classificáveis, Neri Goulart. Em quinto e último lugar colocou-se António Pereira, que também só pontuou em 3 regatas.
Após esta segunda prova, o troféu chegou ao fim, sendo que João Nunes foi o grande vencedor.
Rui Duarte ficou em segundo da geral e Nuno Fialho em terceiro. No quarto lugar ficou João Sequeira e em quinto António Pereira.
No sexto lugar da tabela classificou-se Eduardo Pereira, seguido de Neri Goulart e em oitavo Hedi Costa.

António Cruz (colaborador - Horta)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

JUNIORES: PRAIENSE É O CAMPEÃO DA ILHA TERCEIRA

O Lusitânia perdeu por 5-1, na cidade de Nemésio, em jogo da décima e última jornada, sagrando-se assim o Praiense Campeão da Ilha Terceira de Juniores.

A formação da Praia da Vitória terminou em igualdade pontual, 21 pontos, com o Angrense, que ganhou na Ribeirinha ao Boavista, por 4-1, mas beneficiou de ter mais golos marcados (33 contra 28).
Desta forma o Praiense é o campeão de Ilha e a formação que faltava para ingressar no Campeonato Regional de Juniores que se iniciou sábado, sendo portanto o digno representante da AFAH, no escalão de juniores.
Resultado da primeira jornada que se desenrolou em Ponta Delgada a 22 de Janeiro: 1ª jornada: Santa Clara 2 - Salão 0.



Texto: Maria Rocha
Fotos: Mário Nunes


Fotos do desafio da 1ª jornada do Regional de Juniores entre o Santa Clara e o Salão, no passado  sábado.

JETSKI: ASSOCIAÇÃO DE JET SKI E MOTONÁUTICA DOS AÇORES ELEGEU A PRIMEIRA DIRECÇÃO DA VIDA DA COLECTIVIDADE - TERCEIRA

Aconteceu na passada semana a eleição dos primeiros órgãos sociais da recém-criada Associação de Jet Ski e Motonáutica dos Açores (AJMA), cabendo a Augusto Silva, líder máximo do Angra Iate Clube, o cargo de presidente da direcção.

Relativamente ao restante elenco directivo, aqui fica para conhecimento dos interessados:

Presidente de Direcção: Augusto Manuel Terceira da Silva; vice-presidente: Sebastião da Graça Neves Pessanha; tesoureiro: Paulo Fernandes Azevedo Viceto; secretário: António José Freitas da Silva; vogal: Tomás Alberto Pires.
Presidente Assembleia-Geral: Carlos Alberto Ribeiro Rodrigues (Clube Naval de Ponta Delgada); vice-presidente: Luís Filipe Teixeira Moura (Clube Náutico de Angra do Heroísmo); secretário: Ricardo Toste (Clube Naval da Praia da Vitória).
Presidente Conselho Fiscal: Reginaldo Manuel Correia Bettencourt; relator: Bruno Daniel Miranda Teves; secretário: Dinis Avelino Gonçalves de Almeida;
Presidente Conselho de Arbitragem: João Jacinto da Costa Oliveira; vogal: Tiago José Ventura Silva; vogal: Renato Miguel Sousa Garcia.
Presidente Conselho Jurisdicional: Manuel Ferraz da Rosa Meneses Pinheiro; vice-presidente: Francisco Pedro Ferraz da Rosa; vogal: Paulo Jorge Meneses Aguiar.
Presidente Conselho de Disciplina: Paulo Fernando de Borba de Sousa Lima; vice-presidente: Mónica Alexandra Parreira Vieira Garcia; vogal: Marco Sérgio Batista dos Santos Penteado.

António Cruz (colaborador Horta)