quarta-feira, 28 de abril de 2010

AFINAL O PRAIENSE AINDA NÃO GARANTIU MANUTENÇÃO NA 2ª DIVISÃO

SEGUNDA DIVISÃO – ZONA CENTRO

Ao contrário do que recentemente foi publicado neste espaço, o Praiense ainda não garantiu a manutenção, já que os coeficientes que na época transacta permitiram ao clube orientado por José Carlos Santos, manter-se no Campeonato Nacional da Segunda Divisão, poderão na presente temporada empurrar o clube da Praia da Vitória para a Série Açores.
Em circunstâncias normais o Praiense já teria a permanência assegurada, mas o facto de nesta temporada desportiva serem despromovidos os dois piores 12.º classificados, que permitem a subida dos vencedores das séries Açores e Madeira, coloca-a a equipa da Terceira de sobreaviso. É que apenas falta uma jornada e o Praiense está obrigado a vencer para fugir à despromoção.
Um dos dois despromovidos sairá da Zona Norte (Aliados de Lordelo (Porto), Vianense, Paredes ou Boavista são clubes em perigo). O outro clube a cair na despromoção será encontrado nas zonas Centro ou Sul, entrando aqui o Praiense que totaliza 38 pontos mas que pode cair na zona de despromoção mediante, como referimos, uma difícil mas possível conjugação de resultados.
Na última jornada do campeonato o Praiense desloca-se a Mafra para defrontar a turma local e garante a permanência se vencer. O empate também serve, mas aqui já entram determinadas combinações. O Praiense não desce com 38 pontos se o União da Serra (38 pontos) também não pontuar. Se perder, bem como o União da Serra, e o Eléctrico empatar, terminando, então, os três o campeonato com 38 pontos, os insulares safam-se da descida porque neste caso, é o Eléctrico que fica em dificuldades.

Mário Jorge Santos