O CD Ribeirense foi deslocou-se no passado domingo ao Pavilhão de S. Romão do Coronado, tendo vencido o Trofa por 3-1, no jogo de abertura do play-off final, que decidirá o Campeão Nacional A1 Feminino 2009/2010. A equipa de Paulo Barreto entrou mais forte no jogo e se no primeiro tempo técnico a vantagem era de 2 pontos (6-8), no 2º era já de 5 com 11-16 no marcador. Valeu ao Trofa a “inspiração” de Juliana Silva no ataque para reduzir a 1 ponto (18-19) a desvantagem acumulada.
Na resposta, o Ribeirense volta a repor a vantagem (19-24) mas as duas recepções falhadas de Jájá Barreto coloca novamente o Trofa na luta pelo parcial (23-24), mas que seria insuficiente para travar a equipa açoriana no caminho da vitória por 23-25.
O 2º set foi de domínio absoluto do Ribeirense, a defender e a servir bem, Simone Sousa a fazer diferença no ataque e aproveitando os erros do adversário, fecha o parcial com 16-25.
Com 0-2 no marcador, a equipa de Manuel Barbosa entrou no 3º set disposta a lutar pela vitória, melhor na recepção, no bloco e no ataque com Tamara Hoffman e Sara Sousa, em contraponto com o desempenho das açorianas, que cometeram agora mais erros.
O 4º set foi à imagem do primeiro. Com uma equipa muito empenhada e equilibrada nos vários sectores do jogo, o CD Ribeirense foi ganhando ponto a ponto uma vantagem expressiva traduzida no 14-25 final.
A final será retomada nos Açores no dia 30 de Abril, já que o CA Trofa vai disputar a Final da Taça de Portugal com o SC Braga no dia 25 de Abril.
Maria Rocha
