quinta-feira, 27 de maio de 2010

JOGOS DAS ILHAS 2010 ARRANCARAM HOJE EM PONTA DELGADA

A XIV edição dos Jogos das Ilhas 2010, arrancaram hoje à noite, oficialmente, com a participação de 850 atletas, em representação de 11 regiões diferentes.

O presidente do COJI, Pierre Santoni, abriu ontem oficialmente a XIV Edição dos Jogos das Ilhas, ao som de música dos Black Eyed Peas e o tema “Feeling", que decorrem em São Miguel até ao próximo sábado. Num espectáculo de cor, música e efeitos pirotécnicos, as 11 Regiões desfilaram desde o Passeio Marítimo e juntaram-se à festa com os “Ar Tristas” .
Os Bora Lá Tocar foram os primeiros a entrar no recinto e seguiram-se, uma a uma, as regiões presentes, muito aplaudidas pelo público que se deslocou às Portas do Mar, sendo algum dele, familiares dos participantes. Das comitivas presentes nos Jogos das Ilhas de 2010 destaca-se a anfitriã, que conta com o maior número de elementos (226), mas toda as presentes, com mais ou menos elementos, caso da Croácia com três, demonstraram satisfação e entusiasmo por fazerem parte desta competição, que desde 1997 até agora tem sido prova que a participação está a crescer. E dentro da competição saudável, existe o “amor, a tolerância e o respeito pelo outro”, disse Pierre Santoni no seu discurso. Esta é a segunda vez que os Açores acolhem os Jogos das Ilhas. A primeira foi em 2003 e, passados sete anos, a região volta a mostrar que tem capacidade organizativa, que tem estrutura e infra-estruturas para estarem na linha da frente de um evento desta natureza. “Açores. Quantas lembranças e imagens, desde 2003, ano marcado por uma organização exemplar, fizeram descobrir uma região em crescimento”, recordou o presidente do COJI.
A cerimónia de encerramento será presidida pelo presidente do Governo Regional, Carlos César no próximo sábado.

Mário Nunes