quarta-feira, 30 de junho de 2010

REGATA DE VELA DE CRUZEIRO HORTA-VELAS-HORTA/RTP ARRANCA A 3 DE JULHO

Numa organização do Clube Naval da Horta e a RTP-A, realiza-se nos próximos dias 3 e 4 de Julho, a Regata de Vela entre Horta-Velas-Horta.

Está marcada para sexta-feira, dia 2 de Julho, pelas 18.30 horas uma sardinhada no Cais Velho, junto às instalações do Clube Naval da Horta, onde se procederá ao briefing e às inscrições das embarcações concorrentes.
A Horta-Velas-Horta é uma das regatas clássicas organizadas pelo Clube Naval da Horta, contado já com mais de 25 anos de existência.
A prova desenvolve-se ligando os dois canais marítimos do Triângulo, possuindo particular beleza paisagística e colocando geralmente opções de navegação aos skippers, devido à influência do Faial, Pico e São Jorge sobre os ventos e as marés.
A regata Horta-Velas terá classificações finais nas Velas, e existe a Horta-Velas-Horta, com duas etapas e classificações finais na Horta.
Segundo explicações de Pedro Garcia, este modelo vai de encontro ao calendário de festividades, integrando-se a recepção da primeira etapa na Semana Cultural das Velas e a recepção da segunda etapa nos festejos do dia do aniversário da Cidade da Horta, dia 4 de Julho.
Sendo um evento que aposta no potencial do Triângulo, este ano tentaremos, caso as condições climatéricas o permitam, rondar uma bóia junto ao Cais do Pico, envolvendo assim também o Concelho de São Roque neste âmbito da Vela de Cruzeiro.
A Horta-Velas-Horta / RTP conta com a importante colaboração da APTO,SA, das Câmaras Municipais da Horta, Velas e São Roque, e dos Clubes Navais das Velas e São Roque.

Mário Nunes