O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan continuou ontem, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, novamente com ondas de 0,5m a 1m, interrompidas pela maré cheia mais uma vez.


Já os portugueses nem todos tiveram a mesma sorte, como os irmãos gémeos Luca e Joackim Guichard (que representam a Noruega mas que na realidade são de Tavira), que perderam em duas baterias seguidas, assim como Eduardo Fernandes e Robertson Gonçalves, os dois amigos que vieram para os Açores directamente de outra prova, realizada em Inglaterra.
Os maiores destaques do dia ficaram por conta do brasileiro Miguel Pupo e do havaiano Granger Larsen, que conseguiram as maiores pontuações desta fase, respectivamente 15,26 e 15,17 em 20 pontos possíveis, com um nível de surf muito alto, recheado de manobras aéreas, que os levou recentemente a um excelente 5º lugar ex-aequo na etapa de seis estrelas Prime anterior, realizada nos Estados Unidos.
Hoje o check-in está marcado novamente para as 7 horas, com o provável encerramento da primeira fase e início da segunda fase da competição masculina ou, eventualmente, da terceira fase feminina, dependendo das condições do mar. Existe também a possibilidade de uma mudança de local de prova para a Praia do Pópulo, na costa Sul, se de facto a ondulação esperada dessa direcção entrar com a frequência necessária para a realização de uma prova de surf.
Mário Nunes