sábado, 14 de agosto de 2010

LAURA ENEVER VENCE PROVA FEMININA NO BILLABONG AZORES ISLANDS PRO


A jovem australiana Laura Enever, de North Narrabeen, Sydney, venceu hoje o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, derrotando na final a norte-americana Courtney Conlogue, de Santa Ana, na Califórnia, em ondas de 0,5m, bem formadas, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.
As duas jovens de 18 anos protagonizaram esta manhã uma final de luxo, com a americana a começar melhor e logo ao ataque desde os primeiros minutos, construindo uma pontuação de 13,83 pontos em 20 possíveis nos primeiros 15 minutos da bateria.
Mas Laura não é a actual campeã mundial de juniores por acaso e, nos 20 minutos seguintes, esperou pacientemente por duas ondas de grande potencial, conseguindo um 9,17 (em 10 possíveis) primeiro e, passados alguns minutos, outra onda que “destruiu” exemplarmente, conseguindo 8,17 e um somatório final de 17,34, o maior de toda a prova.
Assim, a sempre sorridente australiana venceu pela primeira vez uma etapa do circuito mundial de surf profissional, deixando a sua adversária a necessitar de uma combinação de duas ondas para voltar a virar o resultado a seu favor. Laura amealhou uns importantes 3000 pontos para o ranking, bem como 4500 dólares, enquanto Courtney conquistou 2520 pontos e 2300 dólares.
“Foi uma final difícil,” afirmou a campeã. “Não comecei muito bem, mas nos últimos 15 minutos dei tudo o que tinha e acabei por conseguir virar o resultado a meu favor. Ajudou-me muito o facto de ter os amigos todos à beira-mar, a puxar por mim! Estou muito feliz e quero voltar aqui aos Açores, pois sei que as ondas normalmente são sempre bem maiores!” concluiu Enever.
Já Conlogue foi cordial na derrota, afirmando que “seria sempre uma final difícil, pois a Laura é a campeã do mundo júnior e muito mais leve do que eu. Comecei com a minha táctica habitual, logo ao ataque, mas nunca pensei que a vitória estava garantida, pois já vi isto acontecer várias vezes. A Laura virou o resultado muito bem e por isso, os meus parabéns para ela”.

Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados