terça-feira, 19 de outubro de 2010

CLUBE ANA ACOLHE KARATÉ NOVO DOJO NA ILHA DE SANTA MARIA


REPORTAGEM

O Clube Ana de Santa Maria acolhe desde o início de Setembro um dos mais recentes Dojos açorianos. Esta Associação Desportiva, Cultural e Recreativa, sediada em Vila do Porto, é o segundo Clube mariense filiado na Associação de Karaté dos Açores (AKA), juntando-se assim à Associação Juvenil (AJISM) na promoção do Karaté nas terras de Gonçalo Velho.Os responsáveis técnicos da secção são os Sensei António Chaves e Sérgio Oliveira que asseguram duas sessões de treino semanais abertas aos atletas de ambos os sexos com mais de cinco anos de idade. Os treinos têm lugar no Pavilhão do Clube Ana às terças e quintas-feiras entre as 19.15 e as 20.45 horas.
Após pouco mais de um mês de actividade, os responsáveis técnicos do projecto consideram que as expectativas e as metas inicialmente traçadas foram amplamente ultrapassadas no que respeita ao número de atletas, assiduidade e fidelização à prática regular desta modalidade.
A direcção do Clube Ana de Santa Maria salienta que a inclusão do Karaté no leque das modalidades promovidas pela colectividade, onde se incluem basquetebol, voleibol e esgrima, se enquadra na sua estratégia de desenvolvimento desportivo através da complementaridade de oferta entre modalidades colectivas e individuais. Sendo que estas últimas abrem novas oportunidades, ao nível da formação e competição, ao permitir estabelecer planos de desenvolvimento desportivo individualizados, com claras vantagens na detecção e acompanhamento de novos talentos.
Em jeito de conclusão, o presidente da direcção, Domingos Barbosa, referiu ao DFA, que “o Karaté é uma arte marcial, que para além dos benefícios físicos transmite valores como coragem, cortesia, integridade, humildade e auto-controle que são inequivocamente valores para a vida”.

Mário Nunes
Fotos: Clube ANA