sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESGRIMA - CLUBE ANA DE SANTA MARIA ABRE SALA DE ARMAS

REPORTAGEM

No passado dia 20 de Setembro de 2010 o Clube Ana de Santa Maria deu início à prática de esgrima. A abertura desta nova Sala de Armas nos Açores proporciona à comunidade mariense a possibilidade de praticar de uma modalidade individual diferente e emocionante.
A classe de iniciação, que vai de benjamins a juniores, onde se encontram atletas dos 6 aos 18 anos, tem lugar todas as quartas e sextas-feiras no Pavilhão do Clube Ana entre as 19 e as 20.30 horas. Enquanto a classe de adultos tem treinos agendados às sextas-feiras entre as 20.45 e as 22.15 horas.
A orientação técnica da Sala de Armas está a cargo de Ariane Arand, treinadora com larga experiência quer enquanto formadora quer enquanto atleta federada, tendo sido até à época passada treinadora da formação do Sporting Clube da Horta.
No âmbito do processo de filiação na Federação Portuguesa de Esgrima, o presidente da direcção do Clube Ana de Santa Maria, reuniu em Lisboa no passado dia 13 de Setembro com o director técnico da federação e seleccionador nacional Miguel Machado a fim de apresentar o Projecto Desportivo do Clube e se familiarizar com os procedimentos e regulamentos federativos. Os objectivos do Clube Ana de Santa Maria são desenvolver actividades de treino e competição. Numa primeira fase focalizando a sua acção na divulgação e promoção da modalidade e logo que criadas as condições necessárias, encetar medidas conducentes à prática regular e participação em competição oficial. Na época 2010/11 perspectiva-se a participação em competição local e regional, bem como Nacional nos escalões de Benjamins e Infantis. Já para 2011/12 com a Sala de Armas, certamente mais consolidada, o Clube Ana de Santa Maria projecta dividir o trabalho em duas classes de formação, uma de Benjamins e outra de Infantis e escalões superiores, e participar na totalidade das provas do campeonato Nacional de Benjamins e Infantis bem como continuar a promover competição local e a participação na competição regional.
Em jeito de conclusão, o presidente da direcção Domingos Barbosa referiu ao DFA, que “ a esgrima é um desporto diferente e emocionante onde para além de se incutir o gosto pelo esforço físico, se exercita a inteligência, a concentração, a destreza e o sentido táctico, tudo habilidades importantes no crescimento integral das crianças e dos jovens”. Deixando um convite a todos os interessados para aparecerem no treino e experimentarem as emoções da esgrima.

Mário Nunes