segunda-feira, 8 de novembro de 2010

APOIOS AO DESPORTO DEVEM CONTINUAR APESAR DAS DIFICULDADES - PONTA DELGADA

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada revelou, esta segunda-feira, que os cortes orçamentais do Estado deverão levar a uma redução nos apoios do Plano Municipal de Apoio ao Desporto, em 2011. Mas, garantiu que “mesmo com a perspectiva de reduções, impostas pelos cortes do Estado às autarquias, ninguém ficará de fora do plano”, que destina apoios suplementares às despesas físicas dos clubes.

“Como sabem, os apoios concedidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada às instituições e ou particulares traduzem-se tanto em ajudas financeiras, como em ajudas logísticos, para a aquisição de equipamentos para as respectivas modalidades, tal como para a manutenção e conservação de recintos”. São apoios suplementares aos investimentos directos do Município na construção, manutenção e beneficiação de infra-estruturas desportivas.
Depois de assinados os protocolos de apoio ao Futebol, em Maio passado, Berta Cabral explicou porque é que só agora que se efectuam as transferências para todas as outras modalidades, referindo que “os cortes orçamentais, sofridos pela autarquia, levaram à recalendarização das acções, uma vez que as receitas da câmara chegam mais tarde. Foram 2 milhões de euros de cortes”, assinalou. Para o ano, os cortes do Estado de mais 2 milhões de euros, vão exigir sacrifícios, lamentou a autarca que não deixou de afiançar que “alguma coisa há-de chegar para todos, mesmo que sejamos obrigados a cortar nas verbas a transferir”.
A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez estas considerações, esta segunda-feira, na sequência da assinatura dos protocolos de cooperação assinados com mais de 60 clubes e associações desportivas do concelho ligados a modalidades desportivas como o Atletismo, o Basquetebol, o Voleibol, Hóquei em Patins, além de desportos individuais e dos grupos desportivos escolares.
As transferências financeiras agora efectuadas tiveram um valor de cerca de 140 mil euros que, junto com as transferências para o futebol, totalizam 317 mil e 727 euros. Pesem embora, os cortes de 2010, e a entrada de duas novas associações/clubes, Plano Municipal de Apoio ao Desporto sofreu um ligeiro aumento orçamental na ordem dos 0,24%.
Com a atribuição destes subsídios aos diferentes clubes, associações e individuais, a Câmara pretende continuar a responder às necessidades desportivas do concelho e a colmatar as necessidades que os agentes desportivos sofrem.

Mário Nunes/CMPD