segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FUTSAL: TORNEIO REGIONAL DE SELECÇÕES DE SUB-16 – PONTA DELGADA

Realizou-se em Ponta Delgada de 25 a 27 de Fevereiro, o 1º Torneio Regional de Selecções de futsal na categoria de Sub-16, masculinos. Este torneio realizou nos pavilhões Sidónio Serpa e Escola Roberto Ivens, com as selecções de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A selecção de Ponta Delgada trouxe jogadores da vizinha ilha de Santa Maria e da Horta com atletas da ilha mais ocidental dos Açores – Flores.
Notou-se desde o primeiro dia do Torneio que a selecção da AFAH possuía atletas mais trabalhados tecnicamente, fruto do bom desenvolvimento do futsal naquela ilha, das equipas e dos seus treinadores rumo ao futuro da modalidade. É de salientar que os técnicos das equipas que forneceram os atletas à sua selecção são possuidores de nível 2 para esta modalidade o que por si só diz muito.
Como facto curioso acompanhou esta selecção como director da AFAH, uma glória do Futebol desta Região e natural da Lagoa - S. Miguel, mas radicado há muitos anos na ilha Terceira, Roldão, antigo jogador do Santa Clara, Operário e do Lusitânia, e ex-praticante de futsal pelo equipa do Porto Martins.
De salientar que o seleccionado de Angra marcou 51 golos e só sofreu dois em todo o torneio, o que por si só diz da superioridade a nível colectivo e individual.
A selecção da AFPD orientada pelo Prof. Sérgio Roque contou com sete atletas de S. Miguel e cinco de Santa Maria, estes últimos acompanhados pela representante da associação e treinadora naquela Ilha, Paula Cristina. Os jogadores seleccionados e fruto da sua imaturidade, acusaram a falta de rotinas de jogo, contudo deram alguma replica nos jogos disputados com Angra do Heroísmo, faltando ainda mais trabalho ao nível das equipas de S. Miguel e Santa Maria com o objectivo de melhor a qualidade do futsal. É de referir que no decorrer de alguns jogos esteve a presença de directores das equipas dos seleccionados, o que demonstra o interesse que o futsal já suscita nesta ilha.
O seleccionado da AFH, oriundo na sua totalidade da ilha das Flores, apresentou-se com alguma garra, faltando ainda um trabalho técnico ao nível dos clubes, fruto também da falta de contactos com equipas mais evoluídas, pois só assim se pode melhorar a competição.
Em todas as selecções notou-se o grande empenhamento dos dirigentes e dos treinadores no decorrer dos jogos, incutindo aos seus jogadores garra, disciplina e gosto pelo futsal.
Com a arbitragem das três associações, deslocou-se a esta ilha Filipe – AFAH, João Pedro – AFH e da AFPD – José Correia, (candidato da nível nacional) actuando todos a bom nível e sem problemas de maior para resolver.

Criticas à RTP- AÇORES

Um factor negativo a não presença da RTP- Açores no decorrer do Torneio, não prestando um serviço de UTILIDADE PÚBLICA à Região, pois eles são os únicos que podem levar as imagens de Santa Maria à ilha mais Ocidental dos Açores - Flores.

Resultado dos Jogos:
AF Horta 1 - AF Ponta Delgada 6
AF Angra 22 - AF Horta 0
AF Ponta Delgada 0 - AF Angra 4
AF Ponta Delgada 12 - AF Horta 4
AF Horta 1 - AF Angra 12
AF Angra 13 - AF Ponta Delgada 1

Texto e Fotos: José Araújo