A Presidente da Câmara de Ponta Delgada apelou ontem à união de todos para combater as dificuldades e as incertezas de uma época em que “é desumano pedir sacrifícios sempre aos mesmos”. Berta Cabral falava na inauguração do Campo de Jogos da Fajã de Cima, no Parque Desportivo Tibério Ribeiro, o ponto alto das comemorações dos 645 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade.
A Câmara de Ponta Delgada deu, assim, forma a um sonho antigo da freguesia da Fajã de Cima e do clube “Os Oliveirenses” e aproveitou a cerimónia inaugural do Campo de Jogos para dizer que o Poder Local, pela proximidade que lhe é conferida quer continuar a ser uma família coesa, mesmo numa altura em que esta coesão é ameaçada por vulnerabilidades sem precedentes, que só podem ser combatidas através da promoção de novas e melhores políticas sociais e económicas e de novas e melhores medidas estratégicas.
“É conhecida a situação difícil que o país e a região atravessam e é também conhecida a exigência dos desafios que temos à nossa frente. Se por um lado temos pessoas que temem pelo seu emprego, por outro temos desempregados que receiam não voltar a encontrar trabalho, e ainda jovens, como muitos de vós, que se interrogam sobre o seu futuro” - sustentou a autarca, para quem é “desumano pedir sacrifícios sempre aos mesmos” e a “a herança é um fardo pesado”.
Com uma área de cerca 8.100 metros quadrados, a obra consistiram na execução, praticamente de raiz, de um novo campo de futebol. Foram redimensionadas as quatro linhas, executado o piso e colocada relva sintética.
O recinto foi dotado com uma nova rede eléctrica com postos de iluminação para jogos nocturnos e uma rede de drenagem pluvial e de rega, além da obra ter permitido a reabilitação da Tribuna e a concepção de novas bancadas com capacidade para 400 lugares sentados.
Referindo que esta obra, orçada em um milhão de euros, é mais uma promessa cumprida pela autarquia por si presidida, Berta Cabral adiantou que a mesma dignifica a freguesia, o concelho e o desporto em especial.
Com a inauguração das obras do Campo da Fajã de Cima, o concelho de Ponta Delgada passa a ter cinco relvados sintéticos promovidos pela Câmara (os restantes são o Marquês Jácome Correia, o Campo das Figueiras, em Santo António, o Campo de São Roque e o Campo do Águia dos Arrifes).
Mário Nunes/CMPD
Fotos: DR