quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ANGRA IATE CLUBE COMEMORA HOJE 16 ANOS - TERCEIRA

ENTREVISTA A:
Augusto Silva - Presidente do Angra Iate Clube
O Angra Iate Clube comemora hoje 16 anos de vida em prol da promoção da actividade desportiva. Qual é neste momento a realidade da colectividade?

A nossa aposta passa, sobretudo, pelas escolas de formação nas modalidades de vela e jetski, as quais têm atingido as metas previamente traçadas. Contamos com 53 jovens praticantes (30 no jetski e 23 na vela) e, claro, é com evidente agrado que noto que os resultados começam a surgir, o que só nos transmite cada vez mais força e confiança para continuar a trabalhar, visando o futuro das referidas modalidades.
Ao mesmo tempo, o Angra Iate Clube mantém em actividade a sua prestigiada escola de navegadores de recreio, nas categorias de marinheiro, patrão local e patrão de costa. É um projecto que tem contribuído imenso para a promoção da actividade náutica, daí que mereça a nossa inteira disponibilidade e atenção.
Realço igualmente a acção desenvolvida na vela de cruzeiro. Graças ao apoio incondicional dos nossos skippers, somos o clube da Região com mais praticantes.

 
Nova sede trouxe outra dinâmica ao AIC?
Com a entrada em funcionamento, há pouco mais de um ano, da nova sede, no Porto das Pipas, o Angra Iate Clube revitalizou a sua actividade social, o que se percebe desde logo pelo convívio constante entre os associados. A nossa sede social é, na realidade, um espaço privilegiado de lazer e convívio, respeitando princípios que não se observam, por exemplo, noutros locais não muito longe da porta.
Com o intuito de facilitar a vida aos seus associados, o Angra Iate Clube criou um programa de pagamento de quotas directo. Estamos no fundo a trabalhar em diversas áreas, procurando ir ao encontro das necessidades daqueles que ajudam a escrever a história desta instituição.      
 
Qual é a sensação de ver a recém-criada secção de jetski do clube nomeada para os prémios da Confederação do Desporto de Portugal?
É algo que, como se compreende, foi recebido com enorme agrado e alegria, pois é mais um sinal de que estamos no caminho certo, em termos da promoção do jetski. As pessoas que estão à frente da secção têm efetuado um esforço enorme, no sentido de que haja mais e melhor jetski no clube, nos Açores, em geral. Outro aspecto que nos enche de orgulho, é o facto de sermos o único clube da Região Autónoma dos Açores nomeado pela Confederação do Desporto de Portugal, o que é sinónimo da nossa qualidade, empenho e competência.
 
A conjuntura de crise que o país atravessa com reflexos óbvios na actividade desportiva  pode condicionar o plano de desenvolvimento desportivo do Angra Iate Clube?
Tal como acontece em todas as áreas da sociedade, o desporto vai sofrer as consequências da realidade que atravessamos. Com o mais do que provável corte nos apoios oficiais, é claro que o projecto desportivo do Angra Iate Clube pode ficar condicionado. No entanto, tudo faremos para que os reflexos sejam mínimos, procurando outros meios de apoio, sabendo, contudo, de antemão que a tarefa se afigura bastante complicada, atendendo à natural contracção do mercado. Face ao quadro vigente resta-nos continuar a dar o melhor de nós, esperando que as pessoas percebam a qualidade do projecto em curso no clube.    
 
Mário Nunes/Augusto Silva-AIC