quarta-feira, 26 de outubro de 2011

KARATÉ: TÉCNICO INTERNACIONAL DA WKF ESTEVE EM PONTA DELGADA

A Associação de Karaté dos Açores (AKA), assegurou uma vez mais a presença do técnico internacional da World Karaté Federation (WKF) António Oliva Seba – 7º Dan (grau de cinto negro) para a orientação do seu 2º Seminário Internacional de Shiai Kumite, destinado a todos treinadores e atletas de competição.

Esta foi segunda vez que o técnico da WKF se deslocou aos Açores para superintender um evento desta natureza. A AKA celebrou um contrato com o técnico espanhol de três anos com a finalidade de dirigir um seminário composto por três fases, tendo sido a primeira em 2010 na ilha Terceira, agora em São Miguel e terminará em 2012 no Faial.
 António Oliva é um profissional reconhecido internacionalmente na área do Shiai Kumite (competição desportiva) com qualidades ímpares na observação e análise de comportamentos dos jogadores em combate. 
A segunda fase deste Seminário Internacional de Shiai Kumite nos Açores, teve lugar nos passados dias 22 e 23 de Outubro, com sessões teóricas e práticas que decorreram no Pavilhão B (novo) da Escola Secundária Domingos Rebelo em Ponta Delgada, num total de 12 horas de trabalhos. Esta formação foi de nível II (avançado) e teve como temas os sistemas técnicos, as condutas técnicas e os momentos emocionais dos competidores.  
Esta ação contou com o apoio da Direcção Regional do Desporto no Plano de Formação Desportiva da AKA para 2011, assim como o apoio dos Serviços de Desporto de São Miguel e da ANIMA Cultura. Paralelamente, a Federação Nacional de Karaté – Portugal fez a homologação e reconhecimento do mesmo, atribuindo 4 unidades de crédito na certificação / formação dos treinadores da modalidade.
Segundo o Director Técnico da AKA e Seleccionador Regional da modalidade para os Açores, João Guiod Castro, esta é sempre uma excelente oportunidade de reunir os técnicos de todas as ilhas e de levar a cabo, uma iniciativa excepcional e de grande relevância para o desenvolvimento da vertente desportiva do Karaté.
Para tal, a AKA assegurou a presença de técnicos de cinco das sete ilhas onde desenvolve a sua actividade (Terceira, São Miguel, Faial, Pico e Santa Maria), assim como a participação de alguns atletas com mais experiencia competitiva.
DFA