segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FUTEBOL JUVENIS: RAFA SONHA JOGAR NOS SENIORES DO OPERÁRIO E MAIS TARDE NUM DOS TRÊS GRANDES NO CONTINENTE – PONTA DELGADA

                                                                     REPORTAGEM

Um jovem como tantos outros, começou a jogar futebol por brincadeira, mas rapidamente começou a dar nas vistas. A sua capacidade técnica, a dedicação aos treinos e a sua humildade foram um caminho rápido de alcançar o sucesso que o “persegue”. Este jovem já passou por uma breve e inesquecível experiência no Benfica, mas regressou a S. Miguel. Golos, muitos golos foi o que Rafa conseguiu na temporada passada e, na actual, por vezes, tem sido decisivo em vários desafios. Rafa tem vindo a mostrar-se um excelente elemento e uma das pedras fundamentais no Clube Operário Desportivo, onde se encontra na primeira época de juvenis. Em confidência à nossa reportagem, Rafael admitiu que gostaria de vir a integrar o plantel sénior dos fabris… mas o sonho deste jogador vai mais longe. “Gostava imenso de um dia envergar a camisola de um clube, dos chamados três grandes”. E não é para menos, pois este atleta já representou a Selecção Regional em vários escalões etários.

Rafael da Costa Benevides nasceu a 08-05-1996. Este é mais um jovem micaelense que quer apostar o seu futuro num lugar de destaque no mundo do futebol. Com oito anos, começou a jogar no CD Santa Clara, onde permaneceu durante quatro épocas seguidas. Entretanto, o técnico Paulo Marques surgiu no seu caminho e conseguiu levar o Rafael para o Clube Operário Desportivo, onde realizou a época 2009/2010. Feliz por sentir o reconhecimento do seu desempenho no futebol, acabou por realizar uma temporada com o treinador Paulo Marques, mas na época passada foi orientado pelo técnico Emanuel Freitas, realizando assim o seu segundo ano no escalão de iniciados. E foi no ano passado que o potencial deste atleta veio ao de cima ao marcar vários golos, alguns deles fundamentais para a sua equipa vencer alguns desafios. Mas, Rafael Benevides quis deixar bem claro que a equipa, quer do ano passado, quer a que actualmente representa, orientada pelo Mister Oliveira “é um todo, e todos somos importantes dentro das quatro linhas. Posso marcar golos, mas não nos pudemos esquecer que a nossa equipa só consegue vitórias porque estamos todos unidos, e é esse factor que nos dá alento e muita força para conseguirmos bons resultados”. E o mesmo continuou afirmando que não existe qualquer tipo de segredo para marcar golos. “O que eu faço é trabalhar sempre mais e melhor, para atingir os objectivos do plantel que passa por ganhar cada jogo. Claro que a minha força de vontade é muito grande quando entro em campo para vencermos, e é só nisso que penso”.
Quisemos o testemunho de Emanuel Freitas, já que esteve uma época inteira com o Rafa, para percebermos melhor quais são as suas potencialidades, ao que o mesmo não hesitou em afirmar que “é mais um miúdo a ter em conta no futuro como jogador de futebol. As suas qualidades são muitas, quer em termos técnico, físico e táctico. No aspecto técnico e físico, predomina o pé direito, o seu porte atlético para a sua idade, com bom cabeceamento, o seu forte remate que lhe permite fazer muitos golos. No aspecto táctico, pode alinhar do meio campo para a frente. É um miúdo que nos treinos está sempre atento para aprender cada vez mais e faz do treino um jogo. É nisto que faz a diferença dos colegas. Nos jogos dá tudo para ajudar a equipa a conquistar muitas vitórias”.
Quanto ao futuro, Rafael Benevides referiu que tem um sonho: jogar nos seniores do Operário, mas ressalvou que gostaria, um dia, representar um dos três grandes do Continente. “Para conseguir chegar onde quero tenho ainda que trabalhar muito, mas com a minha força de vontade penso que nada é impossível… apenas penso que é preciso ter cabeça, e quem sabe, se de facto não consigo ser jogador profissional”.
De salientar que Rafa reside na freguesia dos Arrifes, em Ponta Delgada, e acentuou que a distância do clube onde treina não é nenhum obstáculo, até porque o importante é “estarmos num clube que nos dá oportunidades de sermos alguém. E depois só tenho que referir que o carácter do técnico Oliveira só ajuda a que cada treino seja realizado com mais gosto”.



  Texto e Foto: Mário Nunes (jornalista)