quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RICARDO MOURA, GRUPO DESPORTIVO COMERCIAL E ANTÓNIO AGUIAR FORAM HOMENAGEADOS ESTA TARDE POR BERTA CABRAL - PONTA DELGADA

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou hoje que os rumos da promoção turística devem apontar para resultados que notabilizem e confirmem uma competitividade permanente do destino Açores. E para aqueles que tem contribuido para esta promoção, a presidenta da edilidade de Ponta Delgada homenageou no final da tarde de hoje, Ricardo Moura, Campeão de Rallyes, o Grupo Desportivo Comercial, que organizou mais uma vez o Sata Rallye (IRC) e António Aguiar.


Foi o que defendeu a autarca para a continuação e consolidação do SATA Rallye Açores, organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, no IRC (Intercontinental Rally Challenge). Berta Cabral, manifestando que o apoio da Região à manutenção do rali na competição mundial se mantenha por muitos anos. Para a autarca a continuidade será “um bom exemplo para debatermos, trabalharmos e definirmos novos rumos de promoção turística dos Açores”, disse na cerimónia pública em que a Câmara atribuiu ao Campeão de Portugal de Ralis de 2011, Ricardo Moura, ao Grupo Desportivo Comercial, e a António Aguiar, respetivamente, o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, a “Medalha de Mérito Municipal”, e o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, a título póstumo.
“Através do SATA Rallye Açores, um evento que conta, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Grupo Desportivo Comercial conseguiu chegar ao topo da competição, com a sua enorme capacidade de organização para a realização de um objectivo preciso, tantas vezes milimétrico, mas de proporções gigantescas no seu alcance mais profundo.
Um topo que nos faz intervir mais eficazmente para garantir e aumentar o vasto grupo de visitantes e de espectadores que, em muito, contribuem para que se pense e aja em prol das melhores estratégias de divulgação turística da região”, disse.
Aliás, foi tendo esta como uma das oportunidades para uma promoção turística consistente que a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu que “a sociedade e as gerações futuras exigem aos actuais atores dos processos de desenvolvimento turístico, sejam eles empresários ou decisores institucionais, um particular sentido de responsabilidade e de compromisso”, o que “nem sempre é fácil mas temos o dever de o conseguir”.
A responsabilidade e o sentido de compromisso foram atributos que a autarca reconheceu ao Grupo Desportivo Comercial, que foi homenageado esta quarta-feira pela Câmara com a “Medalha de Mérito Municipal”, por 50 anos de actividade em prol do desporto automóvel, por ter aberto “as portas dos Açores ao espectáculo automóvel nacional e internacional”, “pelo sentido de responsabilidade”, e, claro, “pelas provas de competição e pelo turismo do desporto automóvel”.
Contudo, ao homenagear o jovem Ricardo Moura, com o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, pelo alcance do título de Campeão de Portugal de Ralis 2011, a Presidente acentuou a tónica no presente, na capacidade do automobilista açoriano de “ser pioneiro” e “ir à frente, abrir caminhos, rasgar horizontes”.
A Presidente da Câmara de Ponta Delgada afirmou que Ricardo Moura é uma figura que inspira açorianidade e expira talento”.


DFA/CMPD