sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA ATRIBUI MAIS DE 260 MIL EUROS A INSTITUIÇÕES SOCIAIS E ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinou recentemente vários protocolos de cooperação com 125 instituições sociais e associações culturais e desportivas. Contas feitas, são mais de 260 mil euros que a autarquia atribui este ano para apoiar na beneficiação de instalações e aquisição de equipamentos, bem como na dinamização social, cultural e desportiva do concelho de Ponta Delgada.
A Presidente da Câmara de Ponta Delgada sublinhou a importância destes protocolos anuais para as instituições sociais e para as associações culturais e desportivas, referindo que a autarquia “só agora cumpre o que prometeu porque só agora tem condições para o fazer, tendo em conta que acaba de receber as verbas dos duodécimos do IRS”.
“Primeiro, pagamos os nossos fornecedores e, agora, atribuímos os apoios às nossas instituições e associações. São mais de 260 mil euros que podem representar pouco quando divididos por tantas instituições, mas que para a Câmara representa muito tendo em conta a difícil situação em que vivemos e que nos obriga à contenção” - disse.
Berta Cabral referiu que a Câmara de Ponta Delgada “é uma grande família sempre disposta a ajudar e a ir ao encontro das necessidades dos concidadãos, das nossas instituições. Estabelecemos as nossas prioridades, pagamos os nossos fornecedores e, hoje, assinamos os protocolos de apoio financeiro com as nossas instituições. Um pequeno contributo para que cada de vós possa melhorar ainda mais o louvável trabalho que desempenha”.
As IPSS (instituições particulares de solidariedade social) recebem cerca de 79.500 euros, desporto e tempos livres cerca de 192 mil euros e cultura 60.000 euros.
No primeiro caso, houve uma redução nos apoios financeiros em 10% e nos segundos em 15%, relativamente aos apoios concedidos pela autarquia anteriormente. Situação que se deve à difícil conjuntura económica nacional e regional e às significativas restrições orçamentais que foram impostas às autarquias.

No total, são contempladas 11 instituições de apoio a crianças e jovens, três instituições de apoio à família, seis instituições de apoio à integração social e comunitária, duas instituições de apoio e proteção dos cidadãos na velhice e na invalidez, sete instituições de apoio, promoção e proteção da saúde e duas outras instituições de apoio aos cidadãos.

No que respeita ao Plano Municipal de Apoio Financeiro ao Desporto e Tempos Livres de 2011, com cerca de 122 mil euros contempla basquetebol, voleibol, hóquei em patins, atletismo, grupos desportivos escolares, desportos individuais, clubes e associações e a área de formação, congressos, conferências e workshops de futebol
.

DFA/CMPD