terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FUTSAL: COMO VENCER E BEM, UM JOGO - AFPD

Realizou-se no pavilhão Multiusos Arena em Vila Franca do Campo, a 2ª jornada da Série Açores de Futsal, num recinto que oferece todas as condições para a prática do futsal e que pôs frente a frente o Clube Escolar de Vila Franca e o Posto Santo da Ilha Terceira.
Arbitragem da A.F. Lisboa - Mário Rui Nunes, Ana Ribeiro e José Saraiva Santos
Constituição das equipas:
Clube Escolar de Vila Franca:
1 – Pedro Rainha, 3 – Varão, 4 – Pimenta, 5 – Teixeira, 6 - Bruno Gomes, 7- Paulo Videira, 8- Tiago Formiga, 9 - Nuno (Psenil), 10 - Rui Golinha, 11 - Leonardo (Chamon), 12 - Ricardo Vieira, 14 - Paulo Jorge
Treinador: Carlos Arruda
Golos de – Nuno, Varão, Leonardo e Pimenta
Posto Santo:
1 - Rui Godinho, 2 - Tiago Avila, 3 - Carlos Rocha, 5 - Miguel Toste, 6 - João Pinheiro, 7 -Dimas Cardoso, 8 - João Pereira, 9 - João Mamede, 10 - Paulo Areias, 11 - Dercio Rocha, 12 - Duarte Melo (GR) 13 - João Meneses
Treinador Duarte Melo.
Golo: Carlos Rocha
Resultado ao intervalo: 3 – 1
Resultado Final: 4 - 1
A equipa de Clube Escolar veio com os seus três reforços Varão, Leonardo (Chamon) e Paulo Jorge com a lição bem estuda para este jogo da série Açores, jogadores já com alguma experiência nestas andanças.
Na equipa de Posto Santo temos uma equipa jovem quase toda oriunda do Inatel com um jovem muito promissor de nome João Meneses, destacando-se neste jogo o Paulo Areias com boa técnica individual e distribuição de jogo, não esquecendo João Mamede e Dimas Cardoso que marcaram a diferença.
Na primeira parte tivemos o Clube Escolar a pressionar e a marcar três golos após a construção de boas jogadas. O Posto Santo veio para este jogo um pouco nervoso acusando talvez a inexperiência dos seus jogadores e de jogar fora da sua ilha. Num dos seus ataques planeados marcou o seu único golo por Carlos Rocha, falhando logo de seguida o segundo. A equipa da casa não descorou a sua maneira de jogar, criando sempre jogadas de perigo para a baliza do adversário e a poucos minutos do intervalo baixou o ritmo, aproveitado pelo Posto Santo que procurou marcar para ir para os balneários com a diferença mínima, o que não veio a acontecer.
Já na segunda parte tivemos um Posto Santo já mais tranquilo trocando bem a bola para ganhar superioridade numérica, nunca conseguindo marcar ao jovem guarda-redes Pedro Rainha uma promessa já assegurada do Futsal Micaelense. Com o Pimenta e Varão sempre a lançar os vila-franquenses para o ataque, perdendo uma grande ocasião de golo por parte do Rui Godinho isto quando faltava oito minutos para o termo do jogo. O quarto golo do Clube Escolar teve origem num livre direto a castigar e bem o Posto Santo e uma falha de marcação dos defensores, pois o Pimenta sempre que driblava um adversário criava sempre perigo para a baliza adversária.
Com uma assistência em bom número no Arena multiusos, a apoiar o Clube Escolar de Vila Franca vem por si só confirmar que o Futsal está bem vivo e recomenda-se, desde que tenha o apoio das entidades competentes, trazendo para Vila Franca uma dinâmica diferente.
Sobre a arbitragem da AF de Lisboa, foi boa e muito pedagógica durante o decorrer do jogo, pois estamos no início da Série Açores de Futsal. De registar ainda a vinda a esta ilha do 2º árbitro, Ana Ribeiro, que procurou sempre ajudar o seu colega Mário, fazendo sempre bem as diagonais num espírito de equipa.

José Araújo