O Santiago Futebol Clube tem-se afirmado como um clube que tem sido um exemplo em termos de formação em Água de Pau, sendo prova disso o facto de na equipa sénior de futebol, constarem nove pauenses.
A ideia foi defendida, no passado sábado, pelo presidente da câmara municipal de Lagoa, João Ponte, durante a cerimónia do 49º aniversário do Santiago Futebol Clube e que decorreu na Vila de Água de Pau.
Numa noite em que o clube pauense homenageou alguns dos seus antigos directores, João Ponte destacou o excelente trabalho de formação do Santiago Futebol Clube nas suas camadas jovens, criando condições para o surgimento de mais e melhores atletas formados no concelho.
Para o edil lagoense, o Santiago Futebol Clube tem sido um exemplo nos últimos anos de um clube com uma gestão equilibrada, tanto do ponto de vista desportivo como financeiro, sendo um exemplo a seguir, especialmente com a incerteza do futuro, no respeitante às verbas para o desporto. Por tal facto, João Ponte disse que o grande desafio para o futuro dos clubes passa por “manterem a prática desportiva ao mesmo nível mas com menos recursos”, um desafio que o edil mostrou-se confiante que será possível realizar.
A concluir e fazendo uma retrospectiva, João Ponte destacou os compromissos para com o Santiago que foram assumidos e cumpridos pelos seus executivos, quer ao nível da construção da sua sede social, quer ao nível da substituição do piso sintético do campo de jogos Mestre José da Costa Leste. Duas obras importantes que vieram dignificar ainda mais o excelente trabalho que tem sido realizado por este clube fundado em 1963, quase a completar meio século de existência.
“Para o próximo ano serão 50 anos de existência, uma data importante, para um clube que muito representa para a Vila de Água de Pau e sua população”, disse, reforçando a ideia de que este clube tem desempenhado um papel muito importante “para a nossa sociedade, como escola de formação de valores de crianças e jovens”.
DFA/CML