quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FAIAL DA TERRA JÁ TEM TRILHO PARA DOWNHILL – POVOAÇÃO – S. MIGUEL

A ilha de São Miguel ganhou este fim-de-semana mais um trilho de Downhill. A Junta de freguesia do Faial da Terra e a Câmara Municipal da Povoação inauguraram o trilho do Pico Grande, uma iniciativa que contou com a presença de Bruno Pacheco, Director Regional da Juventude.

“O Governo tem apoiado, através de uma associação para o efeito, a prova de downhill em São Miguel e queremos continuar a incentivar a promoção deste trabalho em prol de hábitos de vida saudável, em particular nas modalidades ditas “radicais” porque estas não estão abrangidas pela Direcção Regional do Desporto, e isso temos feito mesmo com o bodyboard, com o surf e até mesmo com o parapente, através de várias associações de jovens” – referiu Bruno Pacheco.
O governante ainda enalteceu o arrojo do projecto e destacou-o como mais um factor de desenvolvimento local.
A ideia do trilho para downhill surgiu de três jovens faialenses, Filipe e Érico Araújo e Vítor Festa, que levaram a sua proposta ao actual presidente da Junta, Paulo Nazaré, ainda quando era candidato eleitoral, tendo este, se comprometido de imediato com o projecto.
“Esta iniciativa surgiu de uma promessa eleitoral aos nossos jovens que ansiavam por uma oportunidade destas. Este trilho esteve fechado por mais de 40 anos e surgiu agora a oportunidade, em colaboração com a Câmara, de reabri-lo e adaptá-lo para Downhill. Esta é uma forma de promover o trilho e o Faial da Terra”.
Paulo Nazaré elogiou os três jovens que comandaram a reconstrução e adaptação do trilho para downhill, considerando-os elementos chave para o sucesso do projecto. O trilho possui uma extensão de três quilómetros e uma inclinação bastante acentuada, que começa na zona do redondo e vai até ao Burguete. Era por ele que, em tempos, os lavradores e agricultores da freguesia faziam o acesso às suas pastagens e quintas. Os amantes de BTT e Downhill têm agora à sua disposição mais um trilho que vem junta-se aos outros existentes na ilha de São Miguel.

DFA/CMP