sexta-feira, 30 de março de 2012

57 ATLETAS PORTUGUESES APURADOS PARA OS JOGOS OLIMPICOS 2012 - LONDRES

A quatro meses de Londres2012, Portugal pode mesmo fixar um novo máximo de Classes, com oito, caso Gustavo Lima, Tiago Morais ou Rui Silveira consigam o apuramento luso em Laser Standard no respectivo Campeonato do Mundo em Boltenhagen, na Alemanha.

Já com presença garantida estão as Classes RS:X masculino e feminino, “Match-Racing” (Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves), Star (Afonso Domingos/Frederico Melo), 470, 49er e Laser Radial.
Apesar da situação conturbada no seio da Federação Portuguesa de Vela (FPV) que marcou o início do ciclo olímpico, a situação estabilizou e a preparação decorre em plena “bonança”.

«Depois de uma grande tempestade há sempre a bonança», disse à Lusa o Diretor Técnico Nacional de vela, Pedro Rodrigues, que se mostra ainda esperançado no “pleno” de oito Classes qualificadas.
"O balanço é francamente positivo, porque já ultrapassámos as últimas Olimpíadas a nível de participação e ainda esperamos vir a obter mais um apuramento na Classe Laser Standard, que ainda não está apurada, mas tem altas possibilidades de o conseguir" -  explicou.

Em Pequim2008, Portugal esteve representado em cinco Classes (RS:X Masculino, 49er, Laser Standard, Star e 470), conseguindo diplomas em Laser, 470 e Star, repetindo o número de cinco Classes de Atenas 2004 (Mistral, Europe, Laser Standard, 470 e Tornado).
O anterior recorde de representação datava dos Jogos Olímpicos de Atlanta1996 (Mistral Masculino e Feminino, Europe, Finn, Laser, Star e 470), conseguindo a medalha de bronze em 470 por intermédio da tripulação Hugo Rocha e Nuno Barreto.
Na próxima semana, as atenções da vela nacional vão centrar-se no 42º Troféu Princesa Sofia (31 março a 07 de abril), em Palma de Maiorca, quando for disputada a primeira prova de seleção para as Classes 470, 49er, Laser Standard e Laser Radial.

Apesar de Portugal não estar apurado em Laser Standard, Gustavo Lima, Tiago Morais e Rui Silveira já competem pelo eventual lugar, com vantagem para Gustavo Lima, que está a caminho da quarta presença olímpica, depois de falhar o bronze em Pequim2008 por um ponto.
Na Classe 470, a luta opõe a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes à equipa de António Matos Rosa/Ricardo Schedel, em 49er que disputam o lugar olímpico as tripulações Bernardo Freitas/Francisco Andrade e Jorge Lima/José Luís Costa, enquanto em Laser Radial Sara Carmo e Inês Sobral.
No Mundial de Cádiz, foi mais uma vez evidente a mais do que provável qualificação do veterano madeirense João Rodrigues na prancha olímpica (RS:X masculino) ao classificar-se na 12ª posição, enquanto Pedro Moura quedou-se pela 108ª posição.

CNH