A Associação de Karaté dos Açores esteve bem representada no passado dia 4 de março na capital europeia da cultura - Guimarães, a fim de participar no XX Campeonato Nacional de karaté, em séniores individuais.
O evento da responsabilidade da Federação Nacional de Karaté – Portugal, contou com uma excelente organização e reuniu a presença de cerca de 300 karatecas de todas as zonas regionais existentes no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho.
Quanto há participação da comitiva da AKA, composta na sua totalidade por atletas terceirenses, esta foi muito positiva, embora não tenham conseguido arrecadar nenhum lugar de pódio.
Segundo o director técnico regional, João Guiod Castro, “o nível dos atletas medalhados subiu muitos nos últimos anos, tendo atinguido um patamar muito elevado, fruto do excelente trabalho que a Federação Nacional de Karaté está a desenvolver”.
De recordar que Portugal tem arrecadado inúmeras medalhas em campeonatos da europa, o que coloca a fasquia demasiadamente alta. João Guiod Castro referiu ainda que a região tem tendado acompanhar o trabalho que se está a desenvolver a nível nacional, “mas a nossa posição geográfica limita a participação regular nas actividades federativas como seria conveniente e necessário”. E acrescentou ainda, “que não irão baixar os braços e que apesar de todas as limitações, nós temos dignificado sempre o nome da região”.
A comitiva foi constituída pelos atletas Ana Pereira, Bruno Costa, Catarina Pires, Daniela Reis, Miguel Farto, Pedro Correia (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo), Anabela Silva e Fábio Silva (Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória).
Acompanhou a selecção da AKA o dirigente José Tomé, os treinadores João Castro e Márcio Santos e ainda o técnico de arbitragem Marco Afonso.
DFA/AKA
