Nacional de Juvenis - 2ª fase Zona 3 2011/2012
CD SANTA CLARA 0 - SPORT LISBOA BENFICA 1 (resultado final)
Ao intervalo: 0 - 0
Marcadores: Benfica - Telmo Santos.
Jogo realizado no Campo das Figueiras, freguesia de Santo António, em Ponta Delgada, na manhã de hoje.

Este foi um desafio para cumprir calendário para os encarnados de Lisboa, já que apresentaram em campo oito atletas que normalmente não são titulares. E com a passagem à fase posterior já garantida, dado que o Benfica vencera os encontros anteriores todos, totalizando com o jogo de hoje, em terras açorianas 18 pontos, e com um score de duas dezenas de golos marcados e apenas dois golos sofridos. Por seu turno o Santa Clara pretendia dificultar a vida aos visitantes, e até o conseguiram fazer posicionando-se muito bem em campo e tapando quase todas as brechas ao Benfica. A primeira parte, não foi muito fértil em oportunidades de golo, até porque as defesas de ambos os conjuntos recuavam muito rápido, quando necessário aliada à boa forma dos seus guarda-redes que evitaram algumas vezes o pior. E desta forma se compreende o nulo que no final da primeira parte persistia.

A parte complementar não foi muito diferente da primeira, embora o Benfica tenha realizado algumas substituições e alterado o seu xadrez no relvado. É que a formação orientada por Bruno Lages, parecia não se conformar com o resultado sem golos a favor dos lisboetas. Os encarnados da capital passaram então a investir mais pelas alas e com bolas muito baixas, o que fez com que o Benfica se abeira-se mais vezes da baliza à guarda de Hugo Viveiros. E o golo acabou por acontecer quando menos se esperava , pois a desatenção dos locais, aliada à velocidade e boa técnica de Telmo Santos, que assim abriu o activo no placard. O técnico Luís Silva a perder, e consciente das dificuldades, ainda tentou já perto do final do encontro lançar para a frente de ataque dois atletas frescos, tendo o último sido Miguel Pavão, que pecou a sua entrada por tardia. De realçar que neste desafio o Santa Clara deixou muito boa impressão aos adeptos, e em especial ao técnico benfiquista, que no final do desafio, e em exclusivo para a nossa reportagem falou deste jogo, assim como do futuro próximo, que passa por revalidar o título de campeão nacional de juvenis.
"A verdade é que este foi um grande desafio de bola, e teve em campo duas equipas que mostraram que tem bom futebol. Claro que o Benfica foi superior, mas infelizmente não conseguiu marcar as imensas oportunidades que surgiram em ambas as partes do desafio. Se tivessemos aproveitado na primeira parte, o score deste jogo, seria bem maior. Aqui a culpa apenas foi nossa, mas também mérito para a formação do Santa Clara que teve três ou quatro oportunidades de golo. Aliás, este Santa Clara apresentou uma grande atitude, com muito boa organização em campo, assim como os seus atletas apresentaram muito talento e qualidade. E enquanto o resultado esteve no 1-0, que viria a terminar assim, o Santa Clara deu sempre luta o que para nós foi importante, porque nos fez correr. Gostaria de realçar que esta não é a nossa equipa principal, e deixei oito jogadores titulares no Continente para dar oportunidade aos atletas que jogam menos. Afinal, já estava garantida a passagem à fase seguinte". E Bruno Lages, continuou afirmando que o seu grande objectivo nesta prova passa por renovar o título de campão nacional de juvenis, "já que na época anterior o titulo foi para a Luz, e acredito que vamos conseguir repetir o feito, porque os atletas do Benfica trabalham bastante e com muita vontade em atingir os objectivos que lhes foram apresentados. Reconheço que a próxima fase, será mais equilibrada, mas nada de transcendente ou algo que nos tire o sono. O nosso futebol é algo de bonito, ao primeiro toque, construído por trás e sempre virado para a frente, portanto estamos aqui para tentar o titulo, e é para isso que vamos continuar a trabalhar".
Relativamente ao Santa Clara terminou a prova por aqui, tendo alcançado três pontos, marcado três golos e sofrido treze, quedando-se assim na quarta e última posição da tabela classificativa. O último desafio deste grupo vai jogar-se amanhã no Algarve, entre o Imortal e o Setúbal, mas que já nada altera na classificação de nenhumas das quatro equipas. Destaque ainda para a presença de Fernando Chalana, no banco do Benfica, e que se apresentou com simplicidade, como sempre foi conhecido. E prova disso mesmo, é que Chalana foi o principal alvo das atenções no final do encontro, com muitos adeptos, atletas e outros a solicitarem autógrafos e fotos, tiradas ao ex-internacional benfiquista, para mais tarde recordar.
Texto e fotos: Mário Nunes (jornalista)
