Realizou-se no passado fim-de-semana no pavilhão Multiusos Arena, em Vila Franca do Campo, a 13º jornada da Série Açores de Futsal e que pôs frente a frente, o Clube Escolar de Vila Franca Campo e o Fayal Sport Clube.
Arbitragem – Bruno Oliveira e José Carlos Silva (AF Vila Real) e o cronometrista Nuno Linhares, da AFPD
Clube Escolar de Vila Franca: Golos: Leonardo “Chamon”, 5 (cinco), Rui Borges 2 (dois), Alex Costa 1 (um), Pedro Magalhães 2 (dois) e 1 auto golo.
Fayal Sport Club: Golo: Luís Morais
Resultado ao intervalo: 5 – 1 - para o Clube Escolar de Vila Franca
Resultado Final: 11 –1 - Clube Escolar de Vila Franca
A equipa do Fayal Sport que se deslocou a S. Miguel, é composta na sua maioria por atletas sem formação de futsal e já com alguma veterania, com a excepção do seu guarda-redes suplente Diogo Fortuna. Em conversa com o delegado da equipa Marco Silva, este lamentou a falta de pavilhões na ilha do Faial e horas disponibilizadas para treinos, aproveito para referir “a nível Açores”, dificultando assim uma maior captação de jovens para um maior desenvolvimento da modalidade que está em franca expansão. Recorde-se que as associações, há alguns anos intensificaram junto das entidades competentes a construção ou remodelação de campos de futebol sintéticos. E os pavilhões para quando? Iniciativas idênticas precisam-se...
O primeiro perigo para a baliza dos Vila-franquenses, defendida pelo Pedro Rainha, foi feito num remate de Luís Duarte sem qualquer perigo. Por volta dos seis minutos do jogo e num passe para Leonardo (Chamon) este elevou mais uma vez o marcador. A equipa do Fayal Sport actuava no erro do adversário, tentando assim reduzir o marcador sem arriscar muito, defendendo quanto podia não conseguindo nas jogadas de um contra um.
A equipa do Fayal Sport, prima pela sua veterania a começar pelo seu guarda-redes António Lima, que não deixou os seus créditos por mãos alheias, dando tranquilidade aos colegas de equipa. O único golo desta equipa foi marcado pelo Luís Morais faltavam 3 minutos para o intervalo. Numa jogada de embrulhada junto da baliza dos Faialenses que sofreram um auto golo. Foi ainda o Leonardo (Chamon) que marcou mais um golo à sua já longa lista, faltavam 2 minutos e 30 segundos para o intervalo, fechando o resultado para o intervalo em 5-1.
No decorrer do jogo o Fayal Sport teve no Luís Morais o organizador da manobra ofensiva, criando algum perigo para a baliza adversária enquanto teve frescura física.
No intervalo foi entregue a taça ao vencedor do campeonato de Juvenis, pelo presidente e vice-presidente da AFPD.
No decorrer da segunda parte o treinador Carlos Arruda CE de Vila Franca, fez rodar toda a sua equipa, como tem feito em jogos com um grau de dificuldade baixo, como foi o caso. Não muito para comentar durante esta fase do jogo a não ser os seis golos obtidos pelos Vila-Franquenses, construídos de jogadas simples mas objetivas.
Também o treinador Domingos Machado, do Fayal Sport fez entrar o guarda-redes Diogo Fortuna, faltavam ainda cerca de nove minutos para o términus do jogo, a fim de dar maior “maturidade” a este jovem promissor.
No capítulo disciplinar contabilizou-se uma cartolina amarela para o Clube Escolar de Vila Franca e duas para Fayal Sport, por infrações às leis do jogo de futsal.
Numa arbitragem fácil da equipa da AF Vila Real, e que não tiveram qualquer interferência no resultado do jogo, nem se depararam com jogadas difíceis de julgar, muito embora, não tenham aplicado bem a lei da vantagem, por uma desatenção do Bruno Oliveira para com o seu colega.
Reportagem e fotos: José Araújo