domingo, 15 de abril de 2012

INICIADOS - UNIÃO NORDESTE E MARITIMO: JOGO EM QUE VALEU QUASE TUDO E ATÉ O ÁRBITRO NÃO ESCAPOU - AFPD

Taça de São Miguel - Pré-eliminatória
2ª mão

União Nordeste  2  -  Maritimo Sport Clube  1  (resultado final)

Ao intervalo: 1 - 0

Marcadores:
União Nordeste - Henrique e Tiago.
Maritimo - Álvaro.

Desafio realizado esta tarde no Nordeste, com condições atmosféricas execlentes para a prática do futebol.

JOGO EM QUE VALEU QUASE TUDO E ATÉ ONDE O ÁRBITRO NÃO ESCAPOU...
Depois de se ter realizado a primeira mão, na passada terça-feira, com o União Nordeste a vencer por 3-0, o Marítimo, no Estádio Municipal de Jâcome Correia, Ponta Delgada, eis que as dificuldades, neste jogo, eram redobradas para a formação orientada por Paulo Cabral. E foi o que acabou por acontecer, já que o Marítimo, sofreu logo no primeiro minuto um golo, deitando por terra as esperanças da formação da Calheta. Foi um lance complicado com vários atletas na pequena área dos azuis, e apareceu Henrique junto ao poste, que de cabeça inaugurou o marcador. Este golo madrugador incitou a que o desafio tomasse contornos mais aguerridos e começou a cair nos lances duros entre atletas, onde não faltaram as faltas, cartões amarelos e até uma cartolina vermelha apresentada ao capitão do União Nordeste, ainda durante a primeira parte. Jogava-se mais com o coração do que com a razão, e assim os nervos começaram a subir de tom, não tendo o árbitro da partida, desde cedo tomado uma posição de maior controlo do encontro, deixando andar, o que acabou por o próprio ser vitima de tentativa de agressão por parte de um atleta em campo.
A parte complementar foi basicamente uma cópia da primeira, com a excepção das substituições realizadas por ambos os técnicos, mas que em muito pouco alteraram o rumo dos acontecimentos.
Esta parte do encontro, ficou manchada pelos cartões amarelos mostrados, e bem pelo juiz da partida, assim como pelo cartão vermelho apresentado ao guarda-redes Henrique, do Marítimo que provocou um lance punido com grande penalidade. O guarda-redes Henrique não satisfeito foi pedir satisfações ao árbitro, com um comportamento reprovável, dirigindo-lhe palavras, o que de imediato foi-lhe mostrado o cartão vermelho. Após ter sido dado ordem de expulsão, Henrique, dirigiu-se ao árbitro e esboçou gestos de violência, valendo no momento a rápida intervenção dos colegas de equipa. Marcado o penalty, o avançado do Marítimo, Fred, com a camisola do guarda-redes expulso, conseguiu defender a grande penalidade.
Assim, o Marítimo termina desta forma a sua época desportiva, ao passo que o União Nordeste segue em frente na Taça de São Miguel.  Ainda de salientar, que no campo das electrizações dentro das quatro linhas, destaque para mais uma cena em que o árbitro foi protagonista na segunda parte, quando também foi agarrado, e com força pelo treinador do União Nordeste, quando o citado técnico era advertido no banco, mas nada aconteceu. Critérios diferenciados para situações de pouca calma.
  
Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)