segunda-feira, 25 de junho de 2012

JOVENS AÇORIANOS PARTICIPAM NO NACIONAL DE FUTEBOL DE RUA

Os Açores vão estar representados no Campeonato Nacional de Futebol de Rua 2012, evento que decorre de 19 a 22 de julho, em Beja, com uma equipa composta por oito jovens que participaram no torneio “Futebol de Rua 2012”, promovido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, nos dias 24 e 25 de Maio último.

Os jovens escolhidos para integrar a seleção açoriana são Cláudio Rodrigues, da equipa Renascer, valência da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada; Fábio Dias, da Associação Arrisca; Paulo Gouveia, do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) Porto Seguro, da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande; Nelson Cabral, do CDIJ Perkursos, da Kairos; Helder Medeiros, do CDIJ Novos Rumos, da Associação Novos Rumos; Frederico Viveiros, do Instituto de Apoio à Criança; Gabriel Medeiros Resendes, do CDIJ Pedra Segura, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo; e Rafael Botelho, da Casa do Povo da Vila Franca do Campo.

Antes de partirem para Beja, os jovens vão participar, entre 10 e 18 de julho, num estágio onde terão treinos físicos e sociais (dinâmicas e ações comunitárias) com vista à mudança de comportamentos. Dia 19 de julho seguem para o Continente.
Depois do campeonato nacional, promovido pela Associação CAIS, será feita uma seleção dos melhores jogadores que irão, por sua vez, representar Portugal no Mundial de Futebol de Rua (Homeless World Cup 2012), na cidade do México, em Outubro.
O futebol de Rua é uma competição de âmbito regional, nacional e internacional que tem por principal objetivo o combate à fragilidade social, pobreza e exclusão.
É direcionada a jovens em risco ou em situação de exclusão social, maiores de 16 anos, e visa promover, em cada um dos participantes, a auto-estima e o sentimento de pertença a um grupo, esbatendo as fronteiras sociais e dotando-os de um maior sentido de responsabilidade e de partilha de objetivos.

GaCS