quinta-feira, 26 de julho de 2012

III TROFÉU PAULETA TERMINOU COM A VITÓRIA DO FC PORTO - PONTA DELGADA


O FC Porto venceu o III Troféu Pauleta, que decorreu na passada quarta-feira no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada. Depois de uma galgada de quatro desafios sem perder, os comandados por Vítor Pereira acabaram por vencer por 3-0 os encarnados de Ponta Delgada e assim no mesmo dia que chegaram, partiram com a Taça nas mãos. De ressalvar ainda que o Estádio de S. Miguel não reconhecia tantos adeptos, o que tornou uma moldura humana simpática de ser observada, onde do lado oposto da bancada central, toda ela sempre cantando hinos ao presidente Pinto da Costa.

Este foi um desafio de pré-época em que ajudou os técnicos cunhados a definirem estratégias e a esboçar um possível plantel para a época que se aproxima.
O FC Porto que já vai com cinco jogos de pré-época sem perder, mostrou mais uma vez em Ponta Delgada porque é o campeão nacional na modalidade, onde imperou a garra, domínio de bola e muito à vontade. E este não foi um desafio que a nosso ver tenha sido de alta competição, pois entre atletas existiu sempre grande cordialidade e gestos de simpatia.

Relativamente ao desafio propriamente dito, pautou-se por um encontro onde os locais deram luta, mostraram maior sincronização a nível de passe de bola, conseguindo fugir algumas vezes pelo centro do terreno, o que deixou em euforia os adeptos do Santa Clara, já que está para começar mais uma época desportiva. Mas foram poucas as vezes que o Santa Clara chegou à baliza dos azuis e brancos, dado que a barreira bem estruturada da defesa de Vítor Pereira, cortava os lances de perigo do Santa Clara.
E depois de muitos lances de perigo Lucho Gonzalez, aos 38 minutos, acabou por inaugurar o marcador através da marcação de uma grande penalidade, muito contestada pelos locais. Esta falta começou pelo lado esquerdo em que o árbitro André Almeida considerou que o atleta da casa Pedro Cervantes, cortou o esférico com o braço dentro da grande área. Estava aberto o activo e assim chegava o intervalo com o FC Porto a vencer pela margem mínima.
Mas, se na primeira parte o Santa Clara deixou bem claro que tem plantel para realizar uma boa época, a parte complementar foi de total domínio dos forasteiros, que dominaram, jogaram e até marcaram mais dois golos. O segundo golo foi marcado por Atsu, ao passo que o terceiro golo foi marcado, já em tempo de descontos, por Castro.
No final do encontro, as equipas abraçaram-se ao que se seguiu o momento da entregue da Taça, onde não faltaram várias figuras públicas, a destacar o Director Regional da Juventude, presidente do clube e presidente da AFPD.

Mário Nunes
jornalista
(texto e fotos)