sexta-feira, 27 de julho de 2012

MARINA DA CIDADE DA HORTA REGISTOU A ENTRADA DE IATE Nº 1000

A Marina da Horta registou a 24 de Julho a entrada do iate com o número 1000 de 2012, sendo assim atingido um número mínimo de quatro dígitos que se mantém desde 1998. O iate 1000 a dar entrada na baía da Horta este ano foi o «Kalonek» de Grégory Gasnier, um veleiro francês registado em Douarnenez, navegando com dois tripulantes, desde a nova marina das Lajes das Flores para o porto açoriano de Ponta Delgada. A embarcação tem 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas.

Curiosamente, foi há quase exactamente um ano atrás (a 25 de Julho) que entrou o iate número 1000 de 2011 na Marina da Horta, o “Phileas Fogg”, também francês. O actual recorde da mais procurada marina do arquipélago dos Açores está nas 1300 embarcações e foi atingido em 2009.
A Marina da Horta foi inaugurada a 3 de Junho de 1986 tendo, nesse ano, entrado na nova infra-estrutura 759 iates, entre veleiros e embarcações a motor, sendo a procura pela Marina da Horta nos últimos 25 anos caracterizada por um crescimento regular.
Em 1992 e em 1996 (ano em que a Marina da Horta completou 10 anos), mais de um milhar de iates escalaram o Faial, contabilizando-se naqueles anos totais de, respectivamente, 1086 e 1020 embarcações de recreio. Já por três vezes, este porto de recreio registou entradas superiores a 1200 iates, concretamente nos anos 2004, 2006 e 2009.
Ressalve-se que é contabilizada somente uma entrada anual por embarcação, independentemente do número de escalas, estando os iates pertencentes a cidadãos residentes na Horta sujeitos a registo apenas por ocasião da primeira vez que arribam após respetiva aquisição. Também os «mega-iates» – embarcações de recreio, à vela ou a motor, com mais de 25 metros de comprimento – têm tido um movimento crescente na Horta, fixando-se o número de entradas, desde 1999, sempre em mais de uma centena – o recorde está nos 152 iates no ano de 2007.
A Marina da Horta vê a sua atractividade fundada na geografia, mas também em motivos de ordem histórica e no acolhimento dispensado aos visitantes que tradicionalmente caracteriza os faialenses, a par da reconhecida qualidade dos serviços prestados no porto local. A passagem de embarcações na Marina da Horta assume destacada importância na rota dos que se deslocam anualmente da América Central para a Europa, fazendo escalas técnicas a meio do Atlântico, seja navegando individualmente ou apresentando-se integrados em regatas internacionais.
De acordo com a revista náutica mais popular em todo o mundo, a conhecida Voiles et Voiliers, a Marina da Horta é o segundo porto de recreio da Europa e o quarto de todo o mundo mais movimentado no que respeita a travessias oceânicas, sendo somente suplantado por Gibraltar, Trindade e Acapulco (México).

DFA