quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MARIENSES VÃO PARTICIPAR NA REGATA DOS BALEEIROS NA ILHA DO PICO

 
É a primeira vez que uma tripulação do grupo oriental participa na Regata de botes Baleeiros, integrada na Semana dos Baleeiros, uma festa em Honra a Nossa Senhora de Lourdes, que está a decorrer na ilha do Pico, desde o dia 20 de Agosto e que se prolonga até o próximo dia 26 de Agosto.
 A tripulação mariense será composta por 9 elementos, um dos quaisco onde participará nesta prestigiada regata Açoriana. A iniciativa de participação de uma equipa de Santa Maria surgiu após o interesse do Clube Naval Santa Maria (CNSMAR) na recuperação de antigos botes baleeiros um dos quais o "SANTA MARIA" que possui cerca de 12 metros de comprimento e era, de acordo com antigos baleeiros, o mais rápido de todos aqueles que operavam na antiga Fábrica da Baleia. O que motivou o Clube a recuperar esta embarcação, não foi somente o desejo de participar na regata ou em outras provas de vela, mas, sobretudo o desenvolvimento da prática da vela na nossa ilha, a recuperação da nossa história e o avivar da memória colectiva. Esse importante trabalho ficou a cargo do Sr. João Silveira Tavares e da sua equipa. O "Santa Maria", juntamente com o "Nossa Senhora do Bom Despacho", fazem parte de um lote de dois botes baleeiros cedidos graciosamente ao CNSMAR pelo Sr. João de Loura. FOTOS: CNSMAR                      m,mmm         , partiu hoje, dia 23 de Agosto, rumo à ilha do Pico onde participará nesta prestigiada regata Açoriana. A iniciativa de participação de uma equipa de Santa Maria surgiu após o interesse do Clube Naval Santa Maria (CNSMAR) na recuperação de antigos botes baleeiros um dos quais o "SANTA MARIA" que possui cerca de 12 metros de comprimento e era, de acordo com antigos baleeiros, o mais rápido de todos aqueles que operavam na antiga Fábrica da Baleia.
O que motivou o Clube a recuperar esta embarcação, não foi somente o desejo de participar na regata ou em outras provas de vela, mas, sobretudo o desenvolvimento da prática da vela na nossa ilha, a recuperação da nossa história e o avivar da memória colectiva. Esse importante trabalho ficou a cargo do João Silveira Tavares e da sua equipa. O "Santa Maria", juntamente com o "Nossa Senhora do Bom Despacho", fazem parte de um lote de dois botes baleeiros cedidos graciosamente ao CNSMAR, pelo João de Loura.
 
Foto: CNSMAR
In: Jornal O Baluarte