domingo, 25 de novembro de 2012

FINALISTAS DA TAÇA ANIVERSÁRIO EM INICIADOS SÃO O OPERÁRIO E O MARITIMO - AFPD


TAÇA ANIVERSÁRIO - 1/2 final
Iniciados
 
Marítimo Sport Clube 2 - CD Rabo de Peixe 1 (resultado final)
Ao intervalo: 1 - 0.
Marcadores:
Marítimo - Miguel e Daniel.
Rabo de Peixe - Nídio.
 
 
Sporting Ideal 1 - Clube Operário Desportivo 1 (resultado final)
Marcadores:
Sporting Ideal - (?)
Operário - Luís Dias
 
Decorreu hoje nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, os dois desafios das meias-finais da Taça Aniversário, relativo ao escalão de iniciados, em futebol, da AFPD. 
 
No Estádio Municipal de Jâcome Correia encontraram-se Marítimo Sport Clube e o CD Rabo de Peixe, para definir quem conquistava um lugar na final da prova, já que na 1ª mão, desta meia-final, ocorrida na passada semana, o resultado na Vila de Rabo de Peixe ficou-se por um empate a uma bola. Posto isto, estava tudo em aberto, para este encontro. E diga-se em abono da verdade que os atletas de ambas as equipas trabalharam que se fartaram para alcançar a vitória, com desportivismo e fair-play. O querer era grande em marcar, com os técnicos do Marítimo e Rabo de Peixe, Ernesto Sousa e Jaime Sousa, respectivamente, não se cansaram de puxar sempre pelos seus pupilos. E nem mesmo o frio que gelava nas bancadas os poucos adeptos presentes, não se fazia sentir dentro das quatro linhas, pois os contra-ataques iam surgindo para um e outro lado e sucediam-se a um ritmo alucinante. Mas, foi o Marítimo que acabou por marcar aos 25 minutos, da primeira parte, por intermédio de Miguel (1-0). Com este resultado chegaria o intervalo. 
 
A parte complementar não foi em nada diferente da primeira, já que o Rabo de Peixe, não acusou o golo sofrido, e avançava a um ritmo galopante para a baliza à guarda de Tiago, mas sem conseguir marcar. Até que aos 13 minutos desta segunda parte do encontro, o árbitro marcou uma grande penalidade a favor dos visitantes, que não existiu, quanto a nós.
 
A propósito, refira-se que a exibição deste árbitro se apresentou muito insegura, e que foi observada pelo presidente do Conselho de Arbitragem da AFPD. Quanto ao lance da grande penalidade, este foi um erro acabou por manchar a actuação do juiz da partida. Mas, o árbitro é soberano, e o castigo máximo foi cobrado pelo grande jogador Nidio, que marcou a penalidade e voltou a fazer as piroetas, costume do jogador para festejar o golo marcado (1-1).
 
Estava tudo igual, ou seja, tinha que sair deste encontro um finalista. E foi aqui que o Rabo de Peixe aqueceu os motores ainda mais, e rematou vezes sem fim, criando mesmo alguns calafrios às hostes da casa. Mas voltaria a ser o Marítimo aos 28 minutos, a marcar por intermédio de Daniel, que fixava assim o resultado final.
 
Assim, o Marítimo conquistou o lugar de finalista na Taça Aniversário, e que terá como adversário o Operário. É que a formação da Lagoa, tinha vencido por 2-0, o Sporting Ideal, na primeira mão na cidade de Lagoa, e empatou na Ribeira Grande esta tarde.
 
Emanuel Freitas, técnico do Operário referiu ao DFA, no final do encontro que estava satisfeito por estar em mais uma final, e que a sua equipa correspondeu ao que esperava, "pois sabíamos que o Ideal a jogar em casa, e com a diferença de apenas dois golos, não iria facilitar. Parabéns ao adversário, e quanto a nós, vamos trabalhar durante a próxima semana para tentar conquistar o troféu..." – disse.
  
Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)