terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ENCONTRO DE NÚCLEOS DE FUTSAL FEMININO DA “COSTA NORTE” NAS CAPELAS – PONTA DELGADA

Decorreu no passado dia 21 de Dezembro um encontro de futsal feminino, que durou cerca de nove horas no pavilhão da Escola Secundária das Capelas, enquadrados no programa das atividades sem enquadramento competitivo das férias do Natal.
 
Este encontro teve a presença dos núcleos Pilar e Ajuda da Bretanha, Santa Bárbara e Capelas. Cada núcleo presente teve em média dez elementos do sexo feminino, projecto liderado pela Associação Norte Crescente, e inserido no programa “+ Desporto + Saúde”, que já dura há três anos. O encontro teve início com uma pequena conversa do treinador João Cordeiro e seus colaboradores que elaboraram diversos exercícios técnicos, que culminou com um jogo entre os núcleos presentes.
O concretizar destes encontros de núcleos é fruto de dois treinos semanais por cada núcleo faz, ministrados pelo treinador de futsal João Cordeiro, nos diversos polidesportivos das freguesias da Costa Norte da ilha de S.Miguel, muitas vezes debaixo de chuva e com temperaturas baixas, com uma média de presenças aos treinos de quinze atletas.
A Associação Norte Crescente tem feito uma mobilização “muito” positiva das oito freguesias que ostentam mais de 27 mil habitantes da Costa Norte da ilha, para a prática desportiva, cultural e recreativa.
Neste projecto estão envolvidos um grupo de estagiários que acabaram o 12º ano de escolaridade, na área do desporto, professores de Educação Física, treinadores de futsal e voluntários. Estes encontros visam dinamizar o futsal na vertente feminina, pois da parte do Governo Regional tem total apoio para o aumento do desporto feminino na região e porque não do Futsal, modalidade que está a ter um aumento significativo e em franca expansão neste vertente nesta ilha, conforme se pode ter em conta pelos 9 clubes presentes nas provas da AFPD ao nível federado. É preciso não esquecer que o Norte Crescente já tem uma equipa de seniores femininas a participar nas provas da AFPD, e já lutar pelos lugares cimeiros, quem sabe para o ano temos algumas destas “meninas” a competir nos juniores da Associação e a representar o Norte Crescente.
Pelo que pude constatar pelas conversas que tive com os responsáveis presentes deste encontro Tomaz e Pedro Raimundo, falta na Costa Norte da Ilha de S. Miguel um pavilhão para os lados dos Remédios, e construir um para é responder à procura crescente que o futsal está a ter ou outras atividades sejam elas culturais e ou recreativas. Como no nosso dia-a-dia se pensa em baixar custos com deslocações das equipas daquela zona, é a construção de um pavilhãouma mais-valia para aquelas populações daquela parte da ilha de S. Miguel.
Para que esta, ou outra modalidade possa crescer é necessário ter técnicos qualificados, pois os que cá temos já são poucos, a AFPD, a Federação ou quem está a emperrar a feitura de cursos de treinadores de primeiro nível, deve a curto prazo iniciar os mesmos, pois já lá vão três anos que neste País, que não se realizam nenhum. Quem sabe se o Governo Regional pelo através da sua Directora Regional que tem assento na confederação dos desporto consiga desbloquear esta situação.
        


 
 
Texto e Fotos: José Araújo