segunda-feira, 1 de abril de 2013

CLUBE TT TRILHOS MICAELENSES ORGANIZOU III TRILHOS DA NATUREZA – SÃO MIGUEL

Sob o lema "Um Jipe Uma Árvore", o Clube TT Trilhos Micaelenses deu as boas vindas à Primavera com a terceira edição do Passeio Trilhos da Natureza.
 
Este passeio em caravana, que vem já sendo um hábito nas hostes do todo-o-terreno Micaelense, decorreu no passado dia 23 de Março. Para além do interesse desportivo e de lazer aventura inerente a este tipo de eventos, a organização marca esta data para contribuir para a preservação da natureza e através da plantação de árvores endémicas eliminar a pegada de carbono deixada pelas suas viaturas.
 
 
Percorrendo os concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Nordeste, a caravana constituída por duas dezenas de viaturas ávidas de adrenalina, recorreu às estradas secundárias, agrícolas e florestais, de forma a alcançar uma antiga pedreira situada no 4º Troço dos Graminhais que necessitada urgentemente de reflorestação. Esta iniciativa, que contou com a parceria da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, atingiu o objectivo proposto, plantando mais de uma centena de espécies endémicas dos Açores, tais como a “uva da serra”, o “sanguinho” e o “cedro do mato”.
 
Seguidamente a caravana rumou ao centro da Povoação para um almoço convívio que assinalou mais uma causa nobre. Inserido nas comemorações do dia internacional da luta pela eliminação da discriminação racial, a Associação de Imigrantes nos Açores distribuiu pelos participantes uma flor contra o racismo.
 
O Clube TT Trilhos Micaelenses, uma associação sem fins lucrativos da ilha de São Miguel, criado em 2010, revelou assim ser não só um impulsionador do desporto aventura nos Açores, como também um defensor de boas causas e um pilar de intervenção social.
 
DFA/Rui Teixeira