quarta-feira, 31 de julho de 2013

CD SANTA CLARA VENCEU TORNEIO DE VERÃO DE FUTSAL FEMININO DA JSD - AÇORES


Realizou-se nos passados dias 26 e 27 do corrente mês, o Torneio de Verão, em futsal seniores femininos no pavilhão do IVA, na freguesia de São Roque em Ponta Delgada. Este evento desportivo contou com a presença de seis clubes: CD Santa Clara, CUM, Clube NC, Benfica Águia Sport, Jovens da Rua – RG, e ainda a CP dos Fenais da Luz. Nas bancadas uma moldura humana bem composta a apoiar as equipas e que neste pré-época contou com jogadoras a transitar de uma equipa para outra, e de apostas novas em técnicos.
 
De salientar o regresso à modalidade da jogadora Maria João, no clube Norte Crescente, depois de estar afastada do futsal algum tempo, por lesão. Foi uma jogadora que há uns anos atrás foi uma das selecionadas para a primeira seleção da AFPD de Sub-19, e que participou em Évora numa prova nacional. Contudo não perdeu as suas capacidades técnicas de jogar e já nas camadas jovens do futebol onde se iniciou começou a dar nas vistas pela sua qualidade, Benvinda de regresso à modalidade, mas com muito trabalho físico para fazer nesta pré-época.
Resultados dos jogos no sábado:
Benfica Aguia 1 – 8 CD Santa Clara; CP Fenais da Luz 7 – 1 Clube NC; Jovens da Rua 0 – 11 Benfica Aguia SC; CUM 3 – 2 CP Fenais da Luz; CD Santa Clara 17 – 1 Jovens da Rua; Clube NC 1 – 7 CUM.
Analisando o que foi este torneio de Verão e pelos resultados das equipas, este Torneio foi maioritariamente equilibrado e de uma boa entrega ao jogo de todas as jogadoras participantes sem incidentes disciplinares.
No domingo realizou-se a 2ª fase do torneio para o escalonamento classificativo de todas as equipas.
Para o 5º e 6º lugar – Jovens Rua (RG) 0 – 3 Clube NC, 3º e 4º lugar – CP Fenais da Luz 5 – 3 Benfica Aguia Sport e 1º e 2º lugar - CD Santa Clara 4 – 2 CUM.
No jogo para a disputa do 1º lugar tivemos o CD Santa Clara e o CUM, velhos conhecidos das provas organizadas pela AFPD, duas equipas muito equilibradas uma para a outra em que os pretos da rua dos Mercadores foram os últimos vencedores da final da Taça São Miguel com as meninas do Santa Clara onde na altura o resultado foi desnivelado.
Neste jogo pautou-se por um equilíbrio entre ambas, com incerteza no resultado até ao final do encontro, com a amostragem de alguns cartões amarelos por infração às leis de jogo. Venceu o CD Santa Clara pois durante a parte final do jogo foi mais persistente depois de embalar para o 3–2, marcando logo de seguida o 4–2 resultado que terminou o jogo. Numa apreciação final foi um bom jogo de futsal com um justo vencedor, premiando o conjunto mais eficaz ao longo dos quarenta minutos muito útil nesta pré-época do futsal feminino.
Quanto à arbitragem fez o seu melhor e o que sabia, por vezes foram muito contestados mas a organização de futuro deve considerar e convidar árbitros de futsal com rotina de jogo, para elevar ainda mais a qualidade deste Torneio de Verão.
No final do Torneio e num breve discurso Cláudia Almeida da JSD Açores proferiu palavras de agradecimento todas as equipas participantes e felicitou os colaboradores de dever cumprido, prometendo para o ano a 2ª edição do referido Torneio de Verão de Futsal feminino ainda melhor. Conjuntamente com o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Gilberto Borges, a candidata PSD e o “staff” de apoio, entregaram troféus a todas as equipas participantes, t-shirts e um pequeno lanche.
Um bem-haja por organizações destas na versão feminina de futsal.
 
 
 
José Araújo