terça-feira, 27 de agosto de 2013

EUROSURF 2013: CAMPEONATO DA EUROPA POR EQUIPAS REALIZA-SE NOS AÇORES – RIBEIRA GRANDE

O Eurosurf – Campeonato Europeu de Surf por equipas, realiza-se este ano pela primeira vez nos Açores, mais precisamente na Praia do Monte Verde. Do dia 13 a 21 de Setembro, as melhores selecções europeias de surf encontram-se na cidade da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, para disputarem os títulos individuais mas, sobretudo, o título de selecção Campeã da Europa.
 
Este evento, que se realiza apenas de dois em dois anos, é bastante acarinhado pelos atletas, uma vez que leva a competição individual para segundo plano, privilegiando o espírito de equipa, debaixo da mesma bandeira. O desfile das nações, ao jeito do que acontece nos Jogos Olímpicos, é bem o espelho desse espírito.
Assim, os Açores recebem pela primeira vez esta competição, da qual a selecção nacional de surf é a legítima defensora do título, conquistado em 2011, em Bundoran, na Irlanda. Curiosamente foi precisamente no mesmo local, em 1997, que a selecção nacional de surf conquistou o primeiro dos quatro títulos de Campeã da Europa que detém... onde Rodrigo Herédia se sagrou Campeão da Europa de Surf Open, numa final memorável em ondas tubulares.
Rodrigo é hoje o responsável pela organização e principal mentor da realização do Eurosurf 2013, em ondas nacionais. “É um orgulho enorme representar o nosso país num campeonato onde o principal objectivo é o título colectivo,” afirma Herédia. “O ano de 1997 foi um ponto de viragem para o surf nacional. Com esse primeiro título de selecção Campeã da Europa, para o qual orgulhosamente contribuí, passámos para primeiro plano e afirmámos o nome de Portugal como grande potência do surf Europeu, não só com os atletas, mas também com a organização de eventos de topo. Espero sinceramente que este seja um desses eventos e gostava de ver, em 2014, um surfista açoriano a competir pela selecção nacional, em casa, no Eurojunior” - concluiu.
O Eurosurf 2013 dá assim continuidade à presença de alguns dos melhores surfistas do mundo nos Açores ao longo do mês de Setembro, depois da realização da etapa Prime do circuito mundial de surf de qualificação profissional, de 3 a 8 de Setembro, nos areais de Santa Bárbara.
 
DFA