sábado, 28 de setembro de 2013

PASSEIO PEDESTRE “ROTA DA ÁGUA” REALIZA-SE HOJE NA LAGOA

No âmbito do Dia Mundial do Turismo, sob o tema “Turismo e Água – Proteger o nosso futuro comum” vai realizar-se hoje um passeio pedestre na cidade de Lagoa, denominado “Rota da Água”, numa iniciativa da Pousada de Juventude de Lagoa em parceria com o Parque Natural de ilha e colaboração do serviço de desporto da Empresa Municipal de Lagoa.
 
A “Rota da Água” divide-se em três sectores e percorre as condutas e as nascentes de água que abastecem as cidades de Lagoa e Ponta Delgada. Engloba um vasta área do concelho de Lagoa, delimitada a sul pelas populações do lugar do Remédios, Água de Pau e Ribeira Chã, a norte pelo Pico da Barrosa, a poente pelo Parque Florestal da Macela e nascente pela Ribeira das três voltas com um troço estimado de 20 km, passando por passadiços, pontes, túneis e aquedutos que há mais de 60 anos levam a água até aos aglomerados populacionais.
Além de juntar o pedestrianismo à temática da água, indo de encontro ao tema deste ano do Dia Mundial do Turismo. Importa também salientar que com a criação desta rota “pretende-se dar um contributo sustentável para o desenvolvimento local e dar a conhecer um pouco das potencialidades do concelho de Lagoa para se poder requalificar, preservar, valorizar e divulgar o que de bom e único detém o concelho, incentivar desportos de natureza e dinamizar o comércio tradicional, principalmente a restauração”. O trilho a ser percorrido hoje apresenta uma extensão de cerca de 4 km e terá uma duração aproximada de 3.30 horas. É aconselhado o uso de calçado apropriado, impermeável, lanche e água.
A concentração está marcada para as 9 horas, na Pousada de Juventude de Lagoa, onde será feita um breve apresentação do trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito do trilho "Rota da Água".

DFA